logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Recital de Violino e Violoncelo PDF Print E-mail
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2014 // 17:00 h
Isabel Vaz e Eduardo Paredes Recital por Eduardo Paredes (violino) e Isabel Vaz (violoncelo). Programa com obras de Glière, Bach, Paganini e Ravel. O bilhete para visitar o Museu dá acesso ao recital.

ISABEL VAZ nasceu em Lisboa em 1986. Oriunda de uma família ligada às artes iniciou os seus estudos musicais aos 4 na Fundação Musical dos Amigos das Crianças e começou a tocar violoncelo aos 7 anos de idade.
Concluiu a sua licenciatura e mestrado (2013) no Conservatório de Amesterdão na classe de Dmitry Ferschtman e Maarten Mostert. O seu percurso enquanto estudante passa ainda por dois intercâmbios com a duração de um semestre em Praga (HAMU 2005) e em Nova Iorque (Manhattan School of Music 2012). Participou em diversas masterclasses e festivais onde teve a oportunidade de trabalhar com violoncelistas como Gary Hoffman, Natalia Shakovskaya, Giovanni Solima, Jeroen Reuling e Márcio Carneiro.
Foram-lhe outorgados diversos prémios a nível nacional, entre os quais o segundo lugar no Prémio Jovens Músicos 2006 na categoria de música de câmara, o primeiro lugar na mesma categoria em 2009, com o Quarteto Blanc, e o terceiro lugar e prémio do público no Concurso de Interpretação do Estoril 2012.
Apresentou-se a solo com diversos ensembles e orquestras entre os quais a Orquestra de Cordas da FMAC, a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, a Camerata do Barreiro e a Camerata Josefa de Óbidos.
Isabel Vaz encontra-se atualmente baseada em Amesterdão e dedica-se sobretudo à música de câmara e de orquestra. Integrou vários projetos com a EUYO no passado e é frequentemente convidada para integrar a Orquestra Gulbenkian (Portugal), a NedPho (Holanda - Academia 2013-14), Ensemble International Musikè (França).

EDUARDO PAREDES CRESPO é um violinista de origens brasileira e boliviana. Iniciou os seus estudos musicais em Cochabamba, na Bolívia e aos 14 anos mudou-se para a Holanda com o apoio do Rotary Club. Estudou com Ofer Falk, Misha Furman e Gordan Nikolic e concluiu o seu Mestrado em Performance no Conservatório de Roterdão em 2010 com as mais elevadas classificações (summa cum laude). Recebeu também formação regular de Pavel Vernikov, Mauricio Fuks, Robert Cohen, Pinchas Zukerman e Dora Schwarzberg.
Como intérprete, interessa-se sobretudo pelo repertório de música de câmara e atua com frequência em duo e em formações diversas com o violoncelista Willem Stam. Teve aulas de música de câmara com Dmitry Ferschtman, Jacques Rouvier e com elementos dos quartetos Orlando, Vermeer, Alban Berg e Schoenberg. Foi concertino convidado em diversas orquestras sinfónicas e de câmara e actua regulamente como tutti na Nederlands Philarmonic, Rotterdam Philarmonic e Nederlands Chamber Orchestra.
Eduardo Paredes já se apresentou a solo e em música de câmara em algumas das maiores salas de concertos do mundo incluindo o Wigmore Hall em Londres, o Concertgebouw em Amesterdão e o Carnegie Hall em Nova Iorque. Como solista atua regularmente na Holanda, Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Eslováquia, Suécia, China, Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil. Colaborou em recitais de música de câmara com muitos artistas de renome, tais como Alberto Lisy, Gordan Nikolic, Per Nystrom, Dejan Lazic, Igor Roma, Jean Claude van de Eynde e Gary Hoffman.
Fiel à sua cultura sul americana, Eduardo passa largos períodos a ensinar na Bolívia e ocasionalmente na Argentina e no Uruguai. Na Europa continua a apoiar os seus alunos, mesmo que à distância, através da internet.


PROGRAMA

REINHOLD GLIÈRE (1875-1956)  - 8 Peças para violino e violoncelo Op. 39
1. Prelude
2. Gavotte
3. Berceuse
4. Canzonetta
5. Intermezzo
6. Impromptu
7. Scherzo
8. Etude

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750) - Adagio e Fuga da Sonata nr. 1 em Sol menor

NICCOLÒ PAGANINI (1782-1840) - Capricho

MAURICE RAVEL (1875-1937) - Sonata para Violoncelo
1. Allegro
2. Très vif
3. Lent
4. Vif, avec entrain