logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Em contagem decrescente para o EnIM 2023! PDF Print E-mail
20 September 2023

Em contagem decrescente para o EnIM 2023! Europa - Portugal - Lisboa - Mafra - Palacio cropped 1 compressed-min-min 2

 

Este ano co-organizado pelo Museu Nacional da Música e pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, o Encontro de Investigação em Música vai na sua 12.ª edição e começará dentro de poucos dias!

 

O evento, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, realiza-se no Real Edifício de Mafra (Palácio, Torreão Sul) entre os dias 28 de Setembro e 1 de Outubro, Dia Mundial da Música.

 

Cerca de uma centena de investigadores participarão no encontro, apresentando ao longo de quatro dias os resultados de inúmeros projetos em curso em várias universidades e centros de investigação do país.

 

Na programação destacam-se as palestras de Judith Dehail e de Rosário Pestana, as duas oradoras principais convidadas desta edição, respectivamente nos dias 29 e 30, ambas às 16h10.

 

Judith Dehail é docente universitária na Universidade de Aix-Marseille desde 2018. Tem um Mestrado em Musicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley e outro em Museologia da Escola Normal Superior de Lyon. Concluiu o doutoramento na Universidade de Paris — Sorbonne em 2017, com uma tese intitulada «Os Museus de Música Avaliados Pelos Seus Visitantes. Análise Crítica das Normas dos Museus e da Relação com o Conhecimento», elaborada com base em trabalhos de campo no Museu da Música de Paris e no Museu Grassi de Instrumentos Musicais em Leipzig.

 

Rosário Pestana é Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, e doutorada em Etnomusicologia pela Universidade NOVA. Tem desenvolvido trabalho de investigação sobre processos de documentação e arquivo de música, folclorização, música e migração, música de expressão local e associativismo musical.

Destacam-se também dois concertos: no dia 28, às 18h, será possível assistir a um recital do pianista guatemalteco Roberto Chamalé, que apresentará repertório diversificado, desde o clássico Joseph Haydn até aos modernos Joaquin Turina e Dmitri Chostakovich.


No dia 30, às 18h, o evento acolhe um concerto do Coro de Câmara de Lisboa, sob o tema "A Música Coral e a Natureza", sob a direcção de Teresita Gutierrez Marques.

 

Um dos momentos altos da programação será seguramente a apresentação pública do projecto do novo Museu Nacional da Música, que pela primeira vez incidirá com maior detalhe sobre a museografia agora em preparação, numa altura em que as obras para a instalação do museu já começaram. Esta apresentação, feita pelo Diretor do Museu, o musicólogo Edward Ayres de Abreu, decorrerá no dia 29, às 18h.

 

A programação completa está disponível AQUI, e o livro de resumos pode ser consultado AQUI.

(Errata: o programa foi atualizado, consulte aqui.)

 

O evento é de entrada livre e aberto a todos os públicos interessados.