logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Amsterdam Doktet PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022 // 18:00 h

Amsterdam Doktet Concerto do projeto Amsterdam Doktet, formado por jovens músicos de diversas nacionalidades, e inserido numa digressão de concertos em Lisboa e no Porto. Organização: Museu Nacional da Música e FAMART, Associação Cultural e Artística Juvenil, sediada em Vila Nova de Famalicão. O bilhete do museu dá acesso ao evento.

 

Além do concerto no Museu Nacional da Música, o ensemble Amsterdam Doktet tem mais apresentações agendadas em Portugal: O'culto da Ajuda em Belém, Palácio da Ajuda, sede da Orquestra de Câmara Portuguesa em Algés e festival CIMS no Porto.

 

Reservas de bilhetes por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

 


AMSTERDAM DOKTET - Conhecemo-nos há dois anos no Conservatório de Amesterdão e tornámo-nos muito bons amigos. Temos tocado muito uns com os outros ao longo destes anos, mas principalmente em grupos mais pequenos como quartetos e quintetos de cordas. É por isso que estamos tão entusiasmados por finalmente tocarmos todos juntos e partilhar convosco este laço especial que construímos.

 

O nosso ensemble é multinacional. Muitos dos nossos membros são de diversas cidades dos Países Baixos. No entanto, França, Rússia, Noruega e Portugal estão também representados neste grupo!

 

Desde que nos conhecemos, que sonhamos visitar as cidades natais uns dos outros e conhecer os sítios de onde viemos e onde crescemos. Contudo, devido à pandemia, as nossas aventuras têm tido lugar sobretudo dentro das paredes da nossa escola em Amesterdão. Agora que podemos voltar a viajar e dar concertos ao vivo, decidimos organizar uma digressão em Portugal, o país natal de dois membros do grupo, e estamos muito felizes de finalmente poder partilhar música convosco!

 

Com este projecto, criado entre amigos e jovens músicos, trazemos um programa cheio de energia e motivação, aliado à vontade de mostrar aos nossos amigos e colegas internacionais o sítio maravilhoso onde crescemos!

 


PROGRAMA

 

Decidimos trazer cinco peças, compostas por cinco compositores, de cinco países diferentes. Os octetos de cordas dos compositores Shostakovich, Mendelssohn e Enescu serão apresentados, e também duas peças modernas do século XX. The Worker's Union do compositor holandês Louis Andriessen é uma obra para ensemble indeterminado e melodicamente e tonalmente livre, sendo completamente baseada em ritmo. Para acabar, tocaremos o nosso próprio arranjo de Verano Porteño, o Verão das quatro estações de Buenos Aires de Astor Piazzolla.

 

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847) - Octeto de cordas em Mib maior, op. 20: 1.° andamento

 

DMITRI SHOSTAKOVITCH (1906-1975) - Duas peças para octeto de cordas, op. 11

 

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992) - Quatro Estações de Buenos Aires: Verano Porteño (arranjo de Job Huiskamp)

 

-- pausa --

 

LOUIS ANDRIESSEN (1939-2021) - The Worker's Union

 

GEORGE ENESCU (1881-1955) - Octeto de cordas op. 7: 3.° e 4.° andamentos