.:: Debater o Intangível PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Debater o Intangível Debater o Intangível” é um ciclo de conversas que procura dar resposta ao crescente interesse sobre o Património Cultural Imaterial e as Imaterialidades do Património Cultural, ao qual o Museu Nacional da Música se associa. A sessão inaugural realiza-se no dia 12 de Outubro, a partir das 18:30 h, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A entrada é livre. As inscrições poderão ser efetuadas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Na conversa inaugural do Ciclo “Debater o Intangível” estarão presentes, enquanto oradoras convidadas, a Representante da Comissão Nacional da UNESCO, Mestre Clara Bertrand Cabral, a Prof. Doutora Ana Carvalho (CIDEHUS - UE) e a Prof. Doutora Raquel Henriques da Silva (FCSH – UNL).

Esta sessão de abertura procurará não só apresentar os temas dos restantes debates, como introduzir as problemáticas centrais, tais como os limites das classificações institucionais, os conceitos de património imaterial e intangível e acima de tudo, refletir sobre de que forma estas instituições têm trabalhado estas problemáticas na sua programação e projetos curatoriais.

Este ciclo de conversas terá como objetivo o debate em torno do Património Cultural Imaterial nas suas várias vertentes, questionando o lugar que ocupa, ou poderá ocupar, em instituições museológicas (tanto físicas como virtuais). Terá nove eventos, com cerca de duas horas de duração, a ocorrer em instituições distintas, ao longo de nove meses (de Outubro de 2016 a Junho 2017), entre as quais o Museu Nacional da Música. Os temas das conversas relacionar-se-ão directamente com as instituições de acolhimento. Todos os eventos serão de entrada livre.

Além do Museu Nacional da Música, são instituições parceiras deste ciclo o Museu do Fado, a Casa Fernando Pessoa, o Museu do Aljube: Resistência e Liberdade, o Museu da Cidade (de Lisboa), o Museu da Água, o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional de Arte Contemporânea: Museu do Chiado.

Este ciclo é organizado por Daniela Salazar e Hélia Marçal e tem o apoio do Instituto de História da Arte (FCSH-NOVA), do Laboratório de Documentação e Preservação de Arte Contemporânea (DCR-FCT-NOVA) e da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal.

+INFO: https://www.facebook.com/debaterointangivel