.:: «Debater o Intangível» no Museu da Música PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 26 de Novembro de 2016 // 18:30 h

Debater o Intangível no Museu Nacional da Música «Debater o Intangível» é um ciclo de conversas que procura dar resposta ao crescente interesse sobre o Património Cultural Imaterial e as Imaterialidades do Património Cultural, ao qual o Museu Nacional da Música se associa, acolhendo a segunda sessão subordinada ao tema «O Som enquanto objeto museológico: entre o Museu, a Exposição e um Arquivo». A entrada é livre. As inscrições poderão ser efetuadas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Nesta sessão serão oradores convidados a Prof. Dra. Isabel Pires (CESEM - FCSH-UNL), a Dra. Maile Colbert (FCSH-UNL / FBA-UP) e, em representação do Museu Nacional da Música, o Dr. Victor Palma. A moderação estará a cargo de Daniela Salazar (FCSH-UNL) e Hélia Marçal (FCT-UNL).

Este ciclo de conversas tem como objetivo o debate em torno do Património Cultural Imaterial nas suas várias vertentes, questionando o lugar que ocupa, ou poderá ocupar, em instituições museológicas (tanto físicas como virtuais). Terá nove eventos, com cerca de duas horas de duração, a ocorrer em instituições distintas, ao longo de nove meses (de Outubro de 2016 a Junho 2017), entre as quais o Museu Nacional da Música. Os temas das conversas relacionar-se-ão directamente com as instituições de acolhimento. Todos os eventos serão de entrada livre.

Além do Museu Nacional da Música, são instituições parceiras deste ciclo o Museu do Fado, a Casa Fernando Pessoa, o Museu do Aljube: Resistência e Liberdade, o Museu da Cidade (de Lisboa), o Museu da Água, o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional de Arte Contemporânea: Museu do Chiado.

Este ciclo é organizado por Daniela Salazar e Hélia Marçal e tem o apoio do Instituto de História da Arte (FCSH-NOVA), do Laboratório de Documentação e Preservação de Arte Contemporânea (DCR-FCT-NOVA) e da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal.

+INFO: