.:: 'Um Músico, Um Mecenas 2016' - 10.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 10 de Dezembro de 2016 // 17:30 h

Duarte Pereira Martins e Daniel Bolito Concerto de encerramento da edição 2016 do ciclo “Um Músico, Um Mecenas”, com Daniel Bolito (violino Sanhudo) e Duarte Pereira Martins (piano Bechstein), que interpretarão Beethoven e Brahms. A entrada é livre.

SOBRE OS MÚSICOS-MECENAS

DANIEL BOLITO iniciou os estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e na Academia de Música de Santa Cecília com as professoras Paula Fernandes e Lígia Soares. Em 2004, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Khatchatour Amirkhanian. Mais tarde, ingressou na Universidade de Évora, na classe de Valentim Stefanov, na qual completou um ano de pós-graduação, finalizando com 20 valores. Frequentou ainda diversos cursos de aperfeiçoamento, concursos e cursos de direção. Colaborou com orquestras como a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Em Dezembro de 2012 integrou a Orquestra Fundação Estúdio, em Guimarães. Com essas colaborações, tem-se apresentado em vários festivais, tais como City of London Festival, Dias da Música, no CCB, e Cistermúsica, em Alcobaça. Tendo leccionado em diversas instituições de ensino do país, é presentemente professor de violino no Conservatório de Cascais. Participa regularmente em concertos fora do panorama clássico, privilegiando uma abordagem menos tradicional e mais eclética ao instrumento. Colabora assiduamente com o Ensemble MPMP, desempenhando funções de concertino.

DUARTE PEREIRA MARTINS é licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo concluído o curso de piano do Conservatório Nacional com a classificação máxima.

Fundou e é o vice-presidente do MPMP, dirigindo a sua temporada de eventos. É igualmente o diretor artístico das duas inéditas gravações integrais das sonatas de Carlos Seixas (por José Carlos Araújo) e João Domingos Bomtempo (por Philippe Marques).

Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e estrangeiro, em diversas formações, com especial destaque para a divulgação do património musical português. Gravou para a Antena 2 e para a TV Brasil.

Frequenta, paralelamente, o curso de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico.

SOBRE O CICLO “UM MÚSICO, UM MECENAS”

“Um Músico, Um Mecenas” é um ciclo de concertos de entrada livre organizado pelo Museu Nacional da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.

Os concertos deste ciclo são autênticas viagens a este espólio, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais, que dão a conhecer os instrumentos através de concertos comentados e de uma contextualização histórica estendida, muitas vezes, ao repertório escolhido.

A interpretação, a necessária manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são fatores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu Nacional da Música e os Mecenas do ciclo (músicos, construtores / restauradores e outros parceiros).

«UM MÚSICO, UM MECENAS 2016»

30 de Abril
Violoncelos de Joaquim José Galrão (1769 e 1781)
Raquel Reis e Martin Henneken