Concerto de Advento pelo Altus Continuus, último concerto do Ciclo «À Tarde no Museu». Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.
ALTUS CONTINUUS
Altus Continuus é um grupo musical que surgiu em 2014, criado por quatro jovens com desejo de fazer música em conjunto. Tendo efetuado a sua primeira apresentação ao público em 2014, na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, o Altus Continuus tem, desde então, feito apresentações em várias salas de concerto, destacando-se a sua participação no Ciclo de Concertos da Semana Santa de Óbidos, em 2015. Apresentando-se na sua formação base com duas vozes femininas, órgão/cravo e violoncelo, não raras vezes alarga a sua constituição em função do repertório a executar. Vocacionado essencialmente para a prática de música antiga, o Altus Continuus pode abordar, no entanto, um repertório mais alargado dentro do âmbito da música erudita.
Sopranos I: Mariana Moldão, Mariana Cardoso Sopranos II: Inês Pimentel, Margarida Simões Mezzo-sopranos: Fátima Nunes, Mariana Monteiro
Órgão: Daniel Oliveira
Direção: João Andrade Nunes
PROGRAMA
Com a materialização da Reforma Católica a música sacra acabou por resistir, durante um largo período de tempo, à evolução barroca da música profana. Em rigor, a essência das obras sacras da primeira metade do século XVII ainda reside no canto gregoriano herdado dos tempos medievos e na polifonia renascentista a capella. Se por um lado, em França, Henri Dumont (1610-1684), Mestre da Capela Real de Versalhes, inovara verdadeiramente o acompanhamento dos coros com recurso a uma orquestra, por outro, a prática vocal – monódica ou polifónica – acompanhada ao órgão assumira principal preponderância na liturgia. Esta nova prática musical fizera escola e influenciara, de forma significativa, a música de Marc-Antoine Charpentier (1634-1704). Discípulo do italiano Giacomo Carssimi (1605-1674), Charpentier impôs-se, indubitavelmente, como um mestre da música religiosa francesa, nomeadamente ao nível do motete religioso. Exemplo desta nova prática musical são as obras Messe pour le Port Royal – em que diálogo presente entre as vozes e o órgão é bem demonstrativo da importância que instrumento assumia na liturgia – e os motetes a duas ou três vozes, com ou sem acompanhamento, Flores o Gallia, O Sacrum convivium, Sub tuum praesidium, Domine Salvum fac Regem, entre outros a apresentar neste concerto.
FRANÇOIS COUPERIN (1668-1733)*
Messe pour les couvents
Plein jeu
MARC-ANTOINE CHARPENTIER (1643-1704)
Sub tuum praesidium à 3 voix, H. 28
Messe pour le Port-Royal, voix & bass continue, H. 5 - Kyrie - Gloria - Gradual pour Saint François - Recit de cornet* - Sanctus - Agnus Dei
O sacrum convivium à 3 voix & bass continue H. 235
Domine Salvum fac regem à 3 voix, H. 290
Plein jeu*
Flores o Gallia à 3 voix & bass continue, H. 342
Ave regina à 2 voix & bass continue, H. 22
Domine quinque talenta à 3 voix & bass continue, H. 33
SOBRE O CICLO «À TARDE NO MUSEU»
Comissariado pela cantora lírica Ana Paula Russo, o ciclo «À tarde no Museu» contempla um conjunto de concertos a realizar mensalmente na última quinta-feira de cada mês, pelas 19:00 h. A edição 2016/2017 do ciclo prolonga-se até Julho de 2017, contemplando um conjunto de 14 recitais.
«À TARDE NO MUSEU» 2016/2017: - 29/09/2016 - Saudade Trio - 27/10/2016 - As you like it: em torno da poesia de Shakespeare - Alexandra Bernardo / Bernardo Marques - 22/11/2016 - Dia de Santa Cecília: Recital / Exposição “Gravuras de Cantoras de Ópera” - 24/11/2016 - Outonalidades - Marcos Santos / Helena Vasques - 15/12/2016 - Concerto de Natal - Altus Continus
Nota: Os concertos organizados pela Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música não contemplam a possibilidade de pagamento por multibanco.
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