.:: Concerto de Natal - Altus Continus PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016 // 19:00 h

Concerto de Advento - Altus Continuus Concerto de Advento pelo Altus Continuus, último concerto do Ciclo «À Tarde no Museu». Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

ALTUS CONTINUUS

Altus Continuus é um grupo musical que surgiu em 2014, criado por quatro jovens com desejo de fazer música em conjunto. Tendo efetuado a sua primeira apresentação ao público em 2014, na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, o Altus Continuus tem, desde então, feito apresentações em várias salas de concerto, destacando-se a sua participação no Ciclo de Concertos da Semana Santa de Óbidos, em 2015. Apresentando-se na sua formação base com duas vozes femininas, órgão/cravo e violoncelo, não raras vezes alarga a sua constituição em função do repertório a executar. Vocacionado essencialmente para a prática de música antiga, o Altus Continuus pode abordar, no entanto, um repertório mais alargado dentro do âmbito da música erudita.

Sopranos I: Mariana Moldão, Mariana Cardoso
Sopranos II: Inês Pimentel, Margarida Simões
Mezzo-sopranos: Fátima Nunes, Mariana Monteiro

Órgão: Daniel Oliveira

Direção: João Andrade Nunes

PROGRAMA

Com a materialização da Reforma Católica a música sacra acabou por resistir, durante um largo período de tempo, à evolução barroca da música profana. Em rigor, a essência das obras sacras da primeira metade do século XVII ainda reside no canto gregoriano herdado dos tempos medievos e na polifonia renascentista a capella. Se por um lado, em França, Henri Dumont (1610-1684), Mestre da Capela Real de Versalhes, inovara verdadeiramente o acompanhamento dos coros com recurso a uma orquestra, por outro, a prática vocal – monódica ou polifónica – acompanhada ao órgão assumira principal preponderância na liturgia. Esta nova prática musical fizera escola e influenciara, de forma significativa, a música de Marc-Antoine Charpentier (1634-1704). Discípulo do italiano Giacomo Carssimi (1605-1674), Charpentier impôs-se, indubitavelmente, como um mestre da música religiosa francesa, nomeadamente ao nível do motete religioso. Exemplo desta nova prática musical são as obras Messe pour le Port Royal – em que diálogo presente entre as vozes e o órgão é bem demonstrativo da importância que instrumento assumia na liturgia – e os motetes a duas ou três vozes, com ou sem acompanhamento, Flores o Gallia, O Sacrum convivium, Sub tuum praesidium, Domine Salvum fac Regem, entre outros a apresentar neste concerto.

FRANÇOIS COUPERIN (1668-1733)*

Messe pour les couvents

Plein jeu

MARC-ANTOINE CHARPENTIER (1643-1704)

Sub tuum praesidium à 3 voix, H. 28

Messe pour le Port-Royal, voix & bass continue, H. 5
- Kyrie
- Gloria
- Gradual pour Saint François
- Recit de cornet*
- Sanctus
- Agnus Dei

O sacrum convivium à 3 voix & bass continue H. 235

Domine Salvum fac regem à 3 voix, H. 290

Plein jeu*

Flores o Gallia à 3 voix & bass continue, H. 342

Ave regina à 2 voix & bass continue, H. 22

Domine quinque talenta à 3 voix & bass continue, H. 33

SOBRE O CICLO «À TARDE NO MUSEU»

Comissariado pela cantora lírica Ana Paula Russo, o ciclo «À tarde no Museu» contempla um conjunto de concertos a realizar mensalmente na última quinta-feira de cada mês, pelas 19:00 h. A edição 2016/2017 do ciclo prolonga-se até Julho de 2017, contemplando um conjunto de 14 recitais.

«À TARDE NO MUSEU» 2016/2017:
- 29/09/2016 - Saudade Trio
- 27/10/2016 - As you like it: em torno da poesia de Shakespeare - Alexandra Bernardo / Bernardo Marques
- 22/11/2016 - Dia de Santa Cecília: Recital / Exposição “Gravuras de Cantoras de Ópera”
- 24/11/2016 - Outonalidades - Marcos Santos / Helena Vasques
- 15/12/2016 - Concerto de Natal - Altus Continus

Nota: Os concertos organizados pela Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música não contemplam a possibilidade de pagamento por multibanco.