logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: Concerto de Reis - Grupo Coral BPI PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-feira, 4 de janeiro de 2017 // 18:00 h

Reis Magos, Nicolás de Verdun (1130 – 1205) - Pormenor No arranque de 2017, o Museu Nacional da Música acolhe o Coro do Grupo Desportivo e Cultural do BPI, dirigido pelo Maestro José Eugénio Vieira.

 

 

O CORO do GDC do BPI está a comemorar 37 anos de existência. Iniciou a sua atividade em Março de 1979 e nunca interrompeu a sua função cultural, pedagógica, recreativa e social, sob a égide do Grupo Desportivo e Cultural do BPI.

 

Atualmente é reconhecido pela crítica como um dos melhores coros Bancários portugueses, não só pela qualidade do seu repertório, mas também pelas suas interpretações.

 

Atuou em Concertos e Encontros de Coros em muitos locais do País. Na região de Lisboa salientam-se atuações no Palácio da Independência, Palácio de Queluz, Teatro Maria Matos, Teatro Eunice Muñoz, Teatro Santiago Alquimista, Museu da Música (com obras de Verdi), Museu do Banco de Portugal, Aula Magna, Instituto Cervantes de Lisboa, Casas da Cultura, Castelo de S. Jorge, Basílica dos Mártires, Basílica de Mafra, Estabelecimentos de Ensino, Igrejas e Auditórios diversos.

 

A par de atuações em Concertos, tem também solenizado muitas Celebrações litúrgicas e tem participado em iniciativas culturais e festivas a convite de autarquias, escolas, lares, hospitais e outras instituições de solidariedade social.

 

Participou na gravação de um CD “Os Melhores Coros da Região de Lisboa” e projeta para futuro a gravação de um CD com obras do seu repertório.

 

O seu repertório é muito diversificado, abrangendo em especial a Música Tradicional portuguesa e também a Música sacra e profana de várias épocas e autores.

 

O Coro do GDC do BPI é composto atualmente por cerca de 30 elementos, funcionários do Banco e familiares, fazendo-se acompanhar em algumas obras por piano ou órgão. É dirigido desde 1988 pelo maestro José Eugénio Vieira.

 

 

JOSÉ EUGÉNIO VIEIRA (Maestro) é natural de Torres Vedras e estudou Filosofia e Psicologia Aplicada em Lisboa. Iniciou aos 10 anos os seus estudos de solfejo, canto Gregoriano e História da Música em Santarém e mais tarde em Lisboa. Dedicou-se simultaneamente, desde muito jovem, ao estudo da música polifónica, Direção coral e, de modo especial, à música Litúrgica.

 

Foi aluno do compositor e musicólogo Prof. Manuel Luís, com quem trabalhou na Schola Cantorum dos Olivais.

 

Frequentou no Instituto Piaget o Curso Internacional de Direção e Pedagogia Coral dirigido pela professora Cara Tasher, da University of North Florida, pelo professor Eugene Rogers, da University of Michigan, e pelo professor Paulo Lourenço. Participou em diversos estágios de Direção Coral.

 

Em 1989, cantou no Vaticano o Oficio de Vésperas para SS. o Papa João Paulo II na sua Capela privada no início do seu Retiro Quaresmal. No mesmo ano, em Roma, participou no II Congresso Mundial de Maestri di Capella onde estiveram 1100 elementos representando 37 países. Em 1991 foi responsável pela música aquando da visita do Papa João Paulo II a Portugal (Lisboa).

 

Entre 1987 e 1997, foi conselheiro do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra, tendo promovido encontros de formação para regentes de coros e agentes de Música Litúrgica.

 

Desde 2001 é o Responsável do Arquivo de Música da Sé Patriarcal de Lisboa.

 

Tem dirigido obras com Coro e Orquestra tais como a “Missa da Coroação” de Mozart, “Te Deum” de Charpentier, a oratória “O Messias” de Händel, obras de Vivaldi, J. S. Bach, Palestrina, etc. Dirigiu e participou em gravações em disco, cassete, CD e DVD.

 

Fundou em 1974 o “CORO LAUDATE DE LISBOA” (S. Domingos de Benfica).

 

Dirigiu múltiplos Concertos nas ilhas da Madeira, Açores, Canárias e em várias cidades de Espanha, França e Itália.

 

Trabalhou durante vários anos com o Coral Stella Vitae (Lisboa), com o Coro Polyphonia Schola Cantorum e com o Coro do Carmo (Beja), tendo dirigido este último em vários concertos na Bélgica, por ocasião do Festival da Cultura Europália 91.

 

É diretor artístico do Coro do Banco BPI, do Coro Laudate de Lisboa e do Orfeão do Sport Lisboa e Benfica.