.:: Conferência - A Prima Donna é uma mulher! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 // 19:00 h

Elisabetta Gafforini (pormenor, inv. MNM IMg 026) “A Prima Donna é uma mulher!” será o tema de uma conferência proferida por David Cranmer, investigador e Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, à qual se seguirá um momento musical com Ana Paula Russo, Maria João Sousa, Arthur Filemon, Tiago Amado Gomes e João Paulo Santos. A entrada é livre.

Integrada no âmbito da exposição temporária "Cantores de Ópera - Coleção de gravuras do Museu", esta conferência surge com a intenção de abordar a realidade musical em Portugal e na Europa entre o final do século XVIII e o início do século XX.

SOBRE DAVID CRANMER

Radicado em Portugal desde 1981, o musicólogo e organista inglês, David Cranmer, é docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona no Departamento de Ciências Musicais. É doutorado da Universidade de Londres (1997) e membro do Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM). É igualmente pesquisador responsável pelo projeto Marcos Portugal, assim como pelo Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. Nos últimos anos tem-se dedicado sobretudo a investigações sobre aspetos da ópera e música teatral em Portugal e no Brasil, nos séculos XVIII e XIX. Orientou pesquisas sobre vários aspetos da música em Portugal e no Brasil a mestrandos, doutorandos e pós-doutorados.

É co-autor (com Manuel Carlos de Brito) de Crónicas da vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX (Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1990) e (com Clement Laroy) de Musical openings (Harlow: Longman, 1992), autor de Laudate Domino: introdução à música sacra (Lisboa: Paulus, 2009) e de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (Lisboa: Teatro Nacional D. Maria II/Bicho-do-Mato, 2015), e editor de Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo (Lisboa: Edições Colibri/CESEM, 2010), de David Perez: Variazioni per mandolino (edição fac-similada com introdução, Lisboa: Edições Colibri/CESEM, 2011) e de Marcos Portugal: uma reavaliação (Lisboa: Edições Colibri/CESEM, 2012). É autor igualmente de várias dezenas de capítulos em livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Atuou como orador convidado em eventos científicos em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Áustria, Itália e no Brasil (Rio de Janeiro, Niterói, Juiz de Fora, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Pirenópolis).

Em Lisboa, é organista da Igreja Anglicana de Saint George desde 1982, tendo atuado igualmente em recitais de órgão em Portugal, França, Inglaterra e no Brasil. No ano 2000 gravou, com o Coro de Câmara de Lisboa, o disco “A Capela do Rei Magnânimo”, dedicado à música sacra (e para órgão) do reinado de D. João V (na etiqueta PortugalSom). Desde 2011 participa regularmente (como pianista e cravista) nos concertos do conjunto “Academia dos Renascidos”, um grupo de cantores e instrumentistas que se dedica especialmente à recuperação dos repertórios menos conhecidos portugueses e brasileiros. De 1997 a 2001 foi Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Mafra.

SOBRE A EXPOSIÇÃO “CANTORES DE ÓPERA”

Comissariada por José Manuel Russo e Ana Paula Russo, a exposição "Cantores de Ópera - Coleção de gravuras do Museu"dá sequência ao trabalho desenvolvido em torno do núcleo de iconografia do Museu, apresentando 57 peças, retratando 51 artistas que se apresentaram no Teatro Nacional de São Carlos ou em grandes palcos europeus.

A exposição parte da coleção do Museu para encetar um processo de (re)descoberta e homenagem a um conjunto de cantores e cantoras de ópera que fizeram as delícias de melómanos na Europa entre o final do século XVIII e o início do século XX, e que hoje se encontram quase esquecidos.

Inaugurada por ocasião do Dia de Santa Cecília, a exposição estará patente até 27 de Fevereiro de 2017.