logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: 'Músicas do acervo' - Ricardo Martins PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2017 // 19:00 h

Ricardo Martins O ciclo 'Músicas do acervo' prossegue com o pianista Ricardo Martins, num programa em torno de Fernando Lopes-Graça e seus contemporâneos Béla Bartók, Mily Balakirev e Claude Debussy. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

 

Comissariado por Adriano Nogueira, o ciclo 'Músicas do acervo’ tem como objetivo a apresentação de repertório de compositores portugueses tendo, nomeadamente, por base o acervo documental do Museu e o panorama musical internacional.

 

 

SOBRE RICARDO MARTINS
 

Ricardo Martins estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa com Manuel Fernandes. Realizou os seus estudos superiores na Escola Superior de Música de Lisboa com Jorge Moyano. Posteriormente, frequentou o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição, com Jorge Moyano e Miguel Henriques, e com “Leitura à primeira vista em Piano” como tema de dissertação.

 

Participou como pianista acompanhador em masterclass com Rudolf Knoll, Ana Leonor Pereira e Hansjörg Schellenberger, e em workshops para correpetidores com João Paulo Santos, Claudio Desderi, Jory Vinikour e Paul McCreesh (inserido nos cursos ENOA).

 

Participou também em masterclass de piano e aperfeiçoamento técnico com Galina Eguiazarova, Sequeira Costa, Miklos Spaniy, Fausto Neves, Roberto Turin, Artur Pizarro, Mikhail Markov e António Rosado.

 

Leciona, como professor acompanhador, na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Colabora frequentemente com o Coro Gulbenkian como pianista acompanhador, tendo trabalhado com maestros como Joana Carneiro, Lawrence Foster, Jorge Matta, Michel Corboz, Fernando Eldoro, Paulo Lourenço, John Nelson, Ludovic Morlot e Paul McCreesh. Colabora também com a Orquestra Gulbenkian como instrumentista convidado. Conta também com participações em concerto com vários agrupamentos, como o Coral S. José, sob a direção do maestro Luís Filipe Carreiro.

 

Apresenta-se regularmente a solo.

 

Estreou-se com orquestra com o Concerto para Piano de Poulenc, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, sob direção do maestro Vasco Azevedo.

 

 

PROGRAMA

 

FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906-1994) - Nove Danças Breves

 

BÉLA BARTÓK (1881-1945) - Seis Danças em Ritmo Búlgaro (ns. 148 - 153 de Mikrokosmos Sz. 107)

 

MILY BALAKIREV (1837-1910) - Islamey

 

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918) - La plus que lente

 


SOBRE O CICLO
Adriano Nogueira (Comissário)

 

"É objetivo deste ciclo de concertos a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.

 

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como João Domingos Bomtempo, Alfredo Keil, José Viana da Mota, Alexandre Rey Colaço, Luís de Freitas Branco, Joly de Braga Santos, Ernesto de Campos Melo e Castro ou Fernando Lopes Graça.

 

Enquanto depositário destes registos históricos, o Museu serve uma das suas missões. Contudo, a valorização destas obras, através da sua divulgação pública, completa a função teleológica da atividade museológica.

 

Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as mencionadas composições e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado para confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

 

Os músicos convidados terão a oportunidade de refletir a sua interpretação nas obras escolhidas, através dos recitais a solo e música de câmara em que participarão.

 

O ciclo realizar-se-á uma vez por mês, às sextas, pelas 19:00, entre os meses de Novembro de 2016 e Maio de 2017, com a apresentação de 8 concertos de instrumentos solistas e música de câmara, sendo músicos convidados os pianistas João Paulo Santos (Portugal), Anne Kaasa (Noruega-Portugal), Steven Chervenkov (Brasil), Veronika Schreiber (Polónia), entre outros profissionais do actual cenário musical português."

 


'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPORÂNEOS'

 

04 de Novembro – Recital de Piano
Anne Kaasa, piano

 

18 de Novembro – Recital de Canto e Piano
Guilhermina Lopes, canto | Carla Ruaro, piano

 

27 de Janeiro de 2017 – Recital de Piano
Steven Chervenkov, piano

 

03 de Fevereiro de 2017 – Recital de Piano
Ricardo Martins, piano

 

17 de Março de 2017 – Ensemble Pictorico

 

09 de Abril de 2017 – Recital de Piano
João Paulo Santos, piano

 

19 de Maio de 2017 – Recital de Violino
Veronika Schreiber, violino | Steven Azzola, piano