logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: ‘Invitation au voyage’ PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2017 // 19:00 h

Invitation au voyage Alberto Pacheco (voz) e Silas Barbosa (piano) convidam o público a fazer um viagem musical de França até ao Brasil, passando por Portugal. O programa do concerto contempla quatro momentos: 1. França - compositores franceses, 2. Portugal - compositores portugueses em francês, 3. Atlântico - compositores brasileiros em francês, 4. Brasil- compositores brasileiros que dialogaram com a música francesa. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

Os dois músicos foram entrevistados pela redação brasileira da RFI - Radio France Internationale, onde falam sobre o seu percurso e sobre o concerto ‘Invitation au voyage’.

 


SOBRE OS MÚSICOS

 

ALBERTO PACHECO é um dos mais destacados tenores e pesquisadores musicais do Brasil.

 

Professor Adjunto da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu o seu trabalho de Pós-Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa e concluiu o seu Doutoramento, Mestrado e Bacharelado em Canto pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Em 1994, estreou-se como tenor solista no Coral UNICAMP e, desde então, tem-se mostrado um intérprete bastante versátil, embora especializado no repertório dos séculos XVIII e XIX. É membro fundador da Academia dos Renascidos, grupo musical que tem por objetivo executar o repertório vocal luso-brasileiro. Em 2012, foi convidado a colaborar com a gravação do CD “18th century Portuguese Love Songs” do grupo inglês L'Avventura London, pela editora Hyperion, atuando como especialista em pronúncia e prosódia do Português Cantado. No início de 2013, foi o responsável pelo curso de Canto do Atelier du Séminaire 'Rythmes Brésiliens', realizado pelo GRMB-OMF, da Universidade Paris-Sorbonne.

 

É autor de dois livros: “O Canto Antigo Italiano” e “Castrati e outros virtuoses”, ambos publicados pela editora Annablume. Entre 2007 e 2013, realizou o seu pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, CESEM, como bolsista da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal). No CESEM, ele é um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, onde também ocupa o cargo de coordenador / editor do Dicionário Biográfico Caravelas.

 

Alberto Pacheco é autor de vários artigos publicados em revistas científicas, livros e coleções de ensaios. Várias edições críticas do repertório vocal Luso-Brasileiro estão em fase final de revisão e publicação.

 


SILAS BARBOSA é considerado um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros, detentor de 18 importantes prémios em concursos de piano, entre os quais se destacam o 1.º lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella e o VII Concurso Nacional Villa-Lobos, o 2.º lugar no I Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3.º lugar no III Concurso Internacional Grieg-Nepomuceno.

 

Bastante ativo como solista, tem-se apresentado no Brasil e em países como Espanha, Itália, Suíça e Portugal. É convidado frequente de várias orquestras brasileiras, com destaque para as sinfónicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Escola de Música da UFRJ. O seu vasto repertório tem um foco especial em compositores do Romantismo e Impressionismo francês e os seus recitais e gravações para a Rádio e TV têm recebido muitos elogios da crítica especializada.

 

Participou em cursos de aperfeiçoamento em vários Festivais Internacionais, como o de Campos do Jordão, Juiz de Fora e o Workshop L'Associazione Napolinova. Nestes cursos, teve a oportunidade de estudar com Arnaldo Cohen (EUA), Diana Kacso (EUA), Michael Uhde (Alemanha), Fany Solter (Alemanha), Saule Tatubaeva (Alemanha), Pavel Nerssessian (Russia), Sergei Dorenski (Russia) e muitos outros.

 

Nascido na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, Silas Barbosa iniciou os estudos musicais no conservatório de sua cidade natal e concluiu o Bacharelato e Mestrado em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os seus principais professores foram André Pires, Luiz Senise, Daniel Burlet e agora está sob a orientação de Myrian Daueslberg. Também atua como pianista colaborador e é representado internacionalmente pela Virtuosi Produções.

 


PROGRAMA

 

França:

 

HENRI DUPARC (1848-1933) – L´invitation au voyage
GABRIEL FAURÉ (1845-1924) – Mandoline
CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
- Les angelus
- Poissons d’or (piano solo)

 

 

Portugal:

 

ANTÓNIO DE LIMA FRAGOSO (1897-1918) – Poèmes Saturniens
1. Soleils couchants.
2. Sérénade
3. Chanson d'Automne
4. Les coquillages
5. Triste était mon âme

 

 

Atlântico:

 

HEITOR VILLA LOBOS (1887-1959) – Impressões Seresteiras (piano solo)
FRANCISCO DE SÁ NORONHA (1820-1881) – Souvenir
ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) – Le miroir d’or
FRANCISCO MIGNONE (1897-1986) – Si vous saviez

 

 

Brasil:

 

CÉSAR GUERRA PEIXE (1914-1993) – 3 Prelúdios Tropicais (Cantiga de Folia de Reis, Ponteado de Viola, Tangendo) (piano solo)
MARLOS NOBRE (1939- ) – Iemanjá ôtô
LORENZO FERNANDES (1897-1948) - Toada para você
ERN NI BRAGA (1888-1948) – São João Da-ra-rão (de Cinco canções nordestinas do folclore brasileiro)
F. C. CONCEIÇÃO – Pica-pau atrevido


+INFO:


Alberto Pacheco:
- https://www.youtube.com/user/Albertovieirapacheco

 

Silas Barbosa:
www.silasbarbosa.com
- https://www.youtube.com/user/MrSilaspianista