.:: Fernando Guiomar e Paulo Chagas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 21 de Abril de 2017 // 19:00 h

Fernando Guiomar e Paulo Chagas Fernando Guiomar (guitarra) e Paulo Chagas (flauta, saxofone e fujara) são dois músicos com formação clássica com uma paixão partilhada pela improvisação. Esta paixão seria materializada com o CD “Escape and return”, contendo um conjunto de composições espontâneas gravadas numa única sessão, e que será o ponto de partida para o concerto que realizam no Museu Nacional da Música. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

Fernando Guiomar e Paulo Chagas são diplomados respetivamente pela Escola Superior de Música de Lisboa e pela Escola de Música do Conservatório Nacional. Ambos mantêm atividade profissional no ensino da música, partilhando uma forte tendência pela prática da improvisação, assim como paixões musicais equivalentes, quer na área do jazz quer da música erudita.

Este duo tem-se apresentado em concerto com dois tipos de programas distintos, ora interpretando obras de períodos e autores vários da música erudita, ora executando música improvisada.

Do interesse pela música improvisada nasceu o CD "Escape and Return", editado em 2016 e estreado pouco depois com um concerto no Museu Arqueológico do Carmo.

Este CD resultou de uma única sessão de gravação realizada no estúdio particular de Paulo Chagas em Janeiro de 2014. Trata-se de um conjunto de composições espontâneas que saíram de improvisações exploratórias entre a guitarra e os instrumentos de sopro. No início de cada improvisação os músicos apenas conversaram um pouco sobre o ambiente ou conceito que pretendiam desenvolver, sendo o resto pura criação livre.