.:: Rainha D. Amélia - Acervo Musical PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 28 de Abril de 2017 // 19:00 h

A sua Majestade a Rainha D. Amélia de Portugal - Um raro acervo musical O Museu Nacional da Música acolhe a apresentação do livro “A sua Majestade a Rainha D. Amélia de Portugal – Um raro acervo musical", da autoria de Rui de Castilho de Luna.

Quarto volume da Coleção “Livros de Muitas Cousas”, o livro dá a conhecer as peças musicais dedicadas à rainha D. Amélia, mas aproveita também para revelar os géneros musicais que esta gostava de ouvir no seu quotidiano.

RUI CASTILHO DE LUNA é natural de Lisboa. Fez a sua formação musical e operática em Veneza na Fundação Morello e posteriormente em Londres no Royal College e Royal Academy of Music. Recebeu inúmeros prémios e distinções em Concursos Internacionais de Canto (Jovens Músicos de Roma e Mérito Artístico de Brasília,…). Foi nos últimos dez anos músico da AIM de New York. Tem actuado em palcos por todo o mundo, acompanhado por prestigiadas orquestras e pianistas (Sinfónica de Budapeste, China,Roménia…).

É formado em História na Universidade Livre e Lusófona, preparando-se para um doutoramento sobre a música erudita em Portugal na viragem do século XIX/XX. A par da carreira musical, dedica-se à investigação de fundos musicais, como o do 8.º Marquês de Fronteira e da Rainha D. Amélia. Tem sido convidado a participar em seminários, palestras e conferências nas Universidades Católica, Lusófona, Clássica de Lisboa e Universidade de Sevilha, assim como o Instituto Camões, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Biblioteca Nacional, etc. A convite da Fundação da Casa de Bragança, iniciou em 2013 uma intensa investigação sobre o acervo musical da Rainha D. Amélia, existente na Biblioteca-Museu do paço Ducal de Vila Viçosa, agora visível nesta publicação da Colecção “Livros de Muitas Cousas”.