.:: Marija Mihajlovic e Ana Bernardo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 5 de Maio de 2017 // 20:00 h

Marija Mihajlovic e Ana Bernardo (fot. Carol Delmazo) Recital comentado por Marija Mihajlovic (violino) e Ana Bernardo (piano) orientado para a partilha do património musical dos países de origem das intérpretes (Sérvia e Portugal). Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

Marija Mihajlovic e Ana Bernardo integram o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), unidade de investigação pertencente à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. O seu foco de interesse é a música de câmara contemporânea.

Com este concerto o duo pretende partilhar o património musical dos países de origem das intérpretes (Portugal e Sérvia), visitando também a música brasileira, uma vez que ambas nutrem uma ligação a este universo, cruzado em etapas diversas das suas vidas artísticas. A escolha do repertório pretende esbater barreiras existentes no campo específico da música contemporânea, que se encontra geralmente restringida a públicos especializados e por essa razão o concerto será comentado.

SOBRE AS INTÉRPRETES

MARIJA MIHAJLOVIC é natural de Belgrado, Sérvia. Iniciou seu estudo de violino em Belgrado, nas escolas de música Vladimir Djordjevic e Josip Slavenski, com o professor Zoran Ilic. Graduou-se na Faculdade de Música de Belgrado, com a professora Fern Raskovic e conquistou o título de Mestre em Artes na mesma instituição. Apresentou-se em Belgrado e cidades do interior da Sérvia com a pianista russa Natalija Mladenovic.

Conquistou vários prêmios em competições para músicos jovens na categoria solo e música de câmara na Sérvia, Montenegro e Itália. Depois de mudar para o Brasil, em 2008, integrou naipe de violinos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais durante sete anos. Desde 2009, quando formou o Duo Mihajlovic/Bastos com a pianista Miriam Bastos, apresentou vários recitais em Belo Horizonte, Patos de Minas, Brasília, Ilha de Paquetá, Belgrado, Roma, Buenos Aires.

Como palestrante apresentou-se na Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade do Estado de Minas Gerais. Em 2015 conquistou mais um título de Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais sob orientação do Prof. Dr. Edson Queiroz. Atualmente é doutoranda da Universidade Nova/FCSH e mora em Lisboa, Portugal.

ANA CRISTINA BERNARDO é natural de Lisboa e iniciou os estudos musicais na Academia de Amadores de Música, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian durante vários anos. Ganhou uma menção honrosa no Concurso Maria Campina. Concluiu, com distinção, o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto. Ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Tania Achot e Olga Prats (Licenciatura). Como participante, frequentou masterclasses com Alain Jacquon (Conservatório de Paris), Helena Sá e Costa, Carlos Cebro (Chile), Sequeira Costa de José Eduardo Martins (Universidade de São Paulo).

É atualmente professora e pianista acompanhadora na Escola de Música Conservatório Nacional e colaborou como pianista acompanhadora na ESML. Sob direção do Maestro Pedro Amaral foi pianista convidada da Orquestra Sinfónica Juvenil no Ciclo Óperas Curtas. Apresentou recitais de música de câmara em diversas salas: Centro Cultural de Cascais, Fórum Cultural do Seixal, Auditório Lopes-Graça, Palácio Foz, Palácio da Independência, Pequeno Auditório do CCB, Teatro São Luiz, Pequeno Auditório da ESML e Auditório Marquês de Arandes. Sob a sua direção musical apresentou os concertos encenados “Mulheres Compositoras”, encenado por Joana Furtado, e “Efémere”, encenado por Ruben Santos.

Efetuou o mestrado em Artes Musicais, sob orientação do Professor Doutor Gerhard Doderer e da pianista Olga Prats (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ ESML). Doutorou-se em Música/Musicologia, no ramo de performance, pela Universidade de Évora, sob orientação do Professor Doutor Eduardo Lopes e co-orientação artística do Professor Doutor José Eduardo Martins (São Paulo). Neste período foi Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem vindo a ser selecionada para efetuar comunicações científicas no âmbito da análise para a interpretação, nomeadamente nos Encontros Performance (Universidade de Aveiro), no Piano London Symposium (Royal College of Muisc), no IV ENIM (Biblioteca Nacional) no IV SPIM (Universidade de Évora) e na International conference musicology applied to the concert: performance studies at work (Universidad Internacional de Andalucia).

DRAGANA JOVANOVIC – Balkantino, para violino e piano

CARLOS MARECOS – Ma Peccavi