logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

PDF Print E-mail
07 January 2008

«Sons em Marcha»

De 25 de Janeiro a 8 de Março de 2008



Sons em Marcha O Museu da Música inaugura a 25 de Janeiro a exposição «Sons em Marcha», concebida e produzida pela Realizasom com o objectivo de proporcionar ao público em geral, e aos jovens em particular, um maior e melhor conhecimento dos várias sonoridades que poderemos encontrar numa Banda Filarmónica.

As bandas filarmónicas sempre constituíram um meio privilegiado de fazer chegar a Música às populações, saindo à rua e dando a conhecer o seu trabalho a quem passa. Este contacto directo com a população é ainda mais evidente em muitas localidades, através da sua componente didáctica, uma vez que a participação na Banda Filarmónica constitui o único meio de aprender a tocar um determinado instrumento.

A exposição não pretende ensinar os visitantes a tocar instrumentos, nem constituir uma sessão de formação musical teórica. Tem um intuito mais prático e na perspectiva do espectador ouvinte. Pretende-se que no final da exposição, o visitante consiga reconhecer o som de cada um dos instrumentos, a forma como se complementam e a sua importância no conjunto sonoro da Banda Filarmónica.

Num módulo introdutório, pretende-se contextualizar o fenómeno das bandas filarmónicas, através da análise da sua distribuição geográfica pelo País, a sua evolução ao longo dos tempos, a sua importância na “festa popular”… De seguida, com o recurso a uma mostra de instrumentos musicais e a vários painéis informativos, o visitante poderá conhecer melhor os instrumentos mais utilizados nas bandas filarmónicas, nomeadamente a evolução histórica e o modo como cada um dos instrumentos produzem som. Finalmente, a aplicação multimédia “À descoberta dos sons” possibilita uma efectiva descoberta das sonoridades características das bandas filarmónicas. Este módulo compreende uma projecção de vídeo, ligada a um sistema de som, que reproduzirá as imagens e os sons de uma Banda Filarmónica a interpretar determinada música. Na parte central desta instalação estará o “maestro”, um painel de controlo que possibilita ao visitante activar/desactivar a imagem e o som de cada um dos instrumentos.

A exposição «Sons em Marcha» inaugura oficialmente no dia 24 de Janeiro de 2008 pelas 18:00 h e estará patente até ao dia 8 de Março. À inauguração seguir-se-á um debate com a participação de representantes das principais entidades relacionadas com o universo das bandas filarmónicas.