.:: Carla Ruaro - Floresta, Um piano na Amazónia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017 // 17:00 h

Carla Ruaro Nas Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema "Património e Natureza", o Museu Nacional da Música acolhe o mais recente projeto de Carla Ruaro: "Floresta - Um Piano na Amazónia", que tem por base os sons da natureza da floresta Amazónica. Este projecto debruça-se sobre comunidades e aldeias situadas entre Manaus e Santarém. A entrada é livre.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património.

Em 2017 decorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro, este ano subordinadas ao tema “Património e Natureza”.

O tema deste ano pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.

Em Portugal, a coordenação da programação e divulgação das Jornadas Europeias do Património está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

+INFO:
- https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio