.:: "Elemento e Gesto" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2017 // 19:00 h

Eurico Pereira - Elemento e gesto Lançamento do livro "Elemento e Gesto", da autoria de Eurico Pereira, professor de guitarra da Escola de Música do Conservatório Nacional, com direito a demonstrações de alunos, sessão de perguntas / respostas e momento musical. Apoio: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. A entrada é livre.

Sinopse do livro "Elemento e Gesto", Volume 1

Será possível que uma criança de 8 anos compreenda e recrie os elementos da música, sentindo-os pelos seus efeitos expressivos e pelas emoções que geram ao serem soados?

E fazê-lo através de uma base sólida da maior parte das técnicas de mão direita e mão esquerda usadas na guitarra clássica?

Sim, é possível!

Conheça o novo livro de iniciação à música/guitarra, “Elemento e Gesto”, de Eurico Pereira.

O autor apresenta uma abordagem inovadora ao ensino da técnica instrumental. O ponto de partida de todos os 376 exercícios, curtos e muito graduais, é a compreensão emocional, intelectual e sensorial dos elementos da música, tal como usados criativamente pelos compositores. É a partir dessa finalidade expressiva que as técnicas de mão direita e mão esquerda são aprendidas, assim combinando as disciplinas de Guitarra, Formação Musical e Análise e Técnicas de Composição.

Há uma preocupação estética em todos os exercícios, para que soem bem e não sejam meras repetições. Muitos têm um acompanhamento de segunda guitarra para o Professor.

Boas-vindas, história e objetivos da criação do livro

Os princípios da sua construção

Demonstração de exercícios por três alunos, alguns com acompanhamento do professor:
- Inês Rebelo, toca há 1 ano
- Manuel Nunes, toca há 3 anos