.:: A idade dos instrumentos musicais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017 // 16:00 h
15-09-2017

A idade dos instrumentos musicais Conferência de Alexandra Lauw sobre os trabalhos de datação de instrumentos musicais que têm vindo a ser realizados no Museu Nacional da Música, evento que integra a programação do Museu para as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema "Património e Natureza". A entrada é livre.

Alexandra Lauw, parceira do Museu e investigadora no Centro de Estudos Florestais (CEF) do Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa), apresenta uma investigação realizada em torno da coleção de instrumentos musicais do Museu Nacional da Música e da utilização da dendrocronologia como método científico de datação da madeira.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património.

Em 2017 decorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro, este ano subordinadas ao tema “Património e Natureza”.

O tema deste ano pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.

Em Portugal, a coordenação da programação e divulgação das Jornadas Europeias do Património está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

+INFO:
- https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio