PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

José Lúcio

Sábado, 22 de Dezembro de 2007 / 16:00 h

José Lúcio

No encerramento do ciclo de eventos da exposição «Culturas Musicais da UE», a despedida inicia-se com um concerto comentado de José Lúcio em que se homenagearão dois dos representantes de Portugal na exposição, a guitarra portuguesa e o cavaquinho. A entrada é livre.

Neste regresso a casa, teremos oportunidade de ouvir o outro lado destes instrumentos, num concerto em que a música conviverá com as histórias e saber de José Lúcio.

JOSÉ LÚCIO nasceu em Viseu, em 1947. Começou aos 11 anos a aprender a tocar viola e guitarra portuguesa. Apaixonado pelos cordofones portugueses dedicou-se durante mais de 40 anos à sua investigação, conhecendo de perto os grandes mestres, investigadores e construtores. Com eles aprendeu o fabrico, reparação e técnicas de interpretação, tendo procurado dar continuidade aos seus testemunhos.

Começou a sua colecção de cordofones comprando instrumentos velhos, reparando-os, dando-lhes a dignidade do tempo. Fez várias exposições (Beja, Óbidos, Caldas da Rainha, Lisboa, etc.) e dezenas de cursos sobre a arte de os tocar.

Colaborador da RTP canal 1 e da Rádio Comercial foi autor/apresentador de vários programas como “O Sótão do Zé”; “Plim-Plam-Plum”, “Flauta de Pã”, entre outros.

Escreveu 4 livros sobre instrumentos, sendo o último dedicado ao cavaquinho. Em 2006, durante a realização da Feira do Artesanato em Lisboa, efectuou pequenos cursos mobilizando mais de 2.000 crianças que mostraram interesse em aprender a tocar este instrumento.

» Press Portugal Expo José Lúcio -   bytes