.:: “O Gato das Botas” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-feira, 6 de Dezembro de 2017 // 19:00 h

O Gato das Botas O compositor Vasco Negreiros meteu mãos à obra e musicou a versão dos irmãos Grimm do conto “O Gato das Botas”, trabalho editado em CD pelo MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

Gravado pela Orquestra Filarmonia das Beiras e Pequenos Cantores de Coimbra, Jorge Castro Ribeiro (narrador) e Vasco Negreiros (maestro), este CD será agora apresentado no Museu Nacional da Música. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. A entrada é livre.

A obra “O gato das botas” tem música de Vasco Negreiros a partir do conto dos irmãos Grimm. A interpretação é de Jorge Castro Ribeiro (narrador), da Orquestra Filarmonia das Beiras e dos Pequenos Cantores de Coimbra, coro preparado pelo maestro Paulo Bernardino, sob a direção de Vasco Negreiros. A música integra uma forte componente pedagógica, tendo sido escrita de maneira a poder mostrar vários naipes e instrumentos da orquestra, através de associações entre personagens e estados psicológicos a determinadas soluções de instrumentação, tomando por modelo o trabalho de Prokofief em “O Pedro e o Lobo” e o de Britten no “The Young Person’s Guide to the Orchestra”, i.e., explorando a técnica dos Leitmotiven.

Este CD é o segundo da coleção “benjamim”, editada pelo MPMP, movimento patrimonial pela música portuguesa, com o apoio da Universidade de Aveiro e da AvA Musical Editions e ilustrações de Madalena Matoso / Planeta Tangerina, seguindo-se a “Charadas da bicharada” com música de Sérgio Azevedo.

SOBRE “O GATO DAS BOTAS”

Quando os irmãos Grimm ouviram narrar esta história, terão reconhecido logo que se tratava fundamentalmente daquela que já Charles Perrault havia recolhido, ainda que com algumas interessantes variantes. Decidiram incluí-la na primeira edição das suas ‘Kinder- und Hausmärchen’, vinda à luz em Dezembro de 1812, pois o que queriam era transmitir de forma tão fiel quanto possível o que lhes chegava, por via oral ou escrita. O esforço destes dois irmãos filólogos é um exemplo de dedicação à cultura popular, sem o qual o imaginário infantil seria certamente mais pobre. Independentemente das centenas de estudos que se têm realizando sobre as recolhas dos irmãos Grimm, facto é que os seus contos (mais de 500 histórias!) estão traduzidos por todo o mundo, assumindo uma universalidade impressionante, que abrange a tradução em cerca de 160 línguas.

SOBRE VASCO NEGREIROS

Autor de uma ópera infantil estreada nos Dias da Música do CCB de 2010, compositor premiado precisamente na composição de música para crianças (3.º Prémio no Concurso Internacional de Composição para Coro Infantil de 2009, realizado na Bulgária, sendo que o 2.º não foi atribuído, e autor da obra vencedora no Concurso Ibérico de Música de Cámara con Arpa, em Madrid, 2010).

+ info: http://mpmp.pt/produto/benjamim2/