.:: Recital de piano de João Lucena e Vale PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018 // 19:00 h

João Lucena e Vale João Lucena e Vale apresenta no Museu Nacional da Música um recital de piano que parte dos centenários da morte de António Fragoso e Claude Debussy, assim como dos 75 anos da morte de Rachmaninoff, para abordar o ‘prelúdio’ como forma musical. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

PROGRAMA - PRELÚDIOS…

Partindo de três efemérides, 100 anos da morte de António Fragoso e Claude Debussy e 75 anos da morte de Sergei Rachmaninoff, o programa apresentado faz uma pequena recolha de alguns prelúdios destes compositores, juntando ainda Chopin e Gershwin.

O Prelúdio, na sua essência, era uma introdução a um outro ou outros momentos musicais. Como o nome mostra ‘pre ludus’ era o que precedia o momento lúdico. Foi apenas no século XIX que o Prelúdio se autonomizou como forma totalmente livre. Esta liberdade tão apreciada pelos compositores dos séculos XIX e XX permitiu o aparecimento de obras primas da história da música, tais como os 24 prelúdios de Chopin (op. 28) ou os prelúdios de Debussy.

António Fragoso foi um compositor português (1987-1918) que, apesar de ter morrido apenas com 21 anos, deixou uma obra ímpar e extensa, não só para piano, mas também, para orquestra, música de câmara e canto.

A sua música é marcada por influências de Chopin, mas também por correntes mais modernas, como Debussy e Freitas-Branco, de quem foi aluno, revelando, no entanto, uma intuição e identidade musicais únicas na história da música portuguesa.

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849) - Prelúdio em Dó# menor, op.45

SERGEI RACHMANINOFF (1873-1943)
- Prelúdio em Dó# menor, op.3, n.º 2
- Prelúdio em Ré Maior, op.32, n.º 5