.:: Poesia no Museu | Jorge Vaz de Carvalho | |||
Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 // 19:00 h |
12-01-2018 | |
O ciclo “Poesia no Museu” está de regresso para a sua sexta edição. Entre Janeiro e Junho, sempre à quarta-feira às 19 h e com entrada livre, o Museu Nacional da Música acolhe 9 sessões sobre 9 poetas. A primeira sessão, conduzida pelo professor Jorge Vaz de Carvalho, será sobre Jorge de Sena, mais precisamente sobre o livro de poesia "Arte de Música".
Miguel Tamen, António Feijó, Frei Bento Domingues, Jorge Vaz de Carvalho ou Gustavo Rubim são alguns dos conferencistas que falarão sobre nomes tão variados como Camões, Fernando Pessoa, Juvenal ou Hilda Hilst.
SOBRE O CONFERENCISTA
JORGE VAZ DE CARVALHO estreou-se como cantor lírico em 1984, no Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa. Desde então, interpretou inúmeros papéis principais, sobretudo em óperas de Mozart, Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Gounod, Massenet ou Wagner, em países como a Alemanha, Austrália, Bélgica, China e Macau, Croácia, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Líbia ou Japão. Artista eclético, o seu vasto repertório inclui opereta e musical americano, apresenta-se regularmente em recital e a atividade concertística abrange todos os principais compositores, do barroco à música contemporânea.
Além de músico de carreira internacional, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa, Mestre em Literaturas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica de Lisboa. O seu trabalho literário inclui obras de poesia (“A Lenta Rendição da Luz”, Relógio d’Água, 1992), conto, ensaio e tradução (“Ciência Nova” de Giambattista Vico, Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Tradução Científica e Técnica FCT/União Latina 2006; “Canções de Inocência e de Experiência” de William Blake, Assírio & Alvim, 2009; “Vida Nova” de Dante Alighieri, Relógio d’Água, 2010). Exerce constante atividade de articulista e de conferencista, no país e no estrangeiro. Foi Diretor da Orquestra Nacional do Porto e Diretor do Instituto das Artes. É professor e coordenador científico da área de Estudos Artísticos da Universidade Católica Portuguesa.
SOBRE O CICLO «POESIA NO MUSEU 2018»
“Poesia no Museu” é um ciclo organizado pelo Museu Nacional da Música e comissariado por Helena Miranda e Tomás Castro. Consiste em várias conferências, habitualmente ilustradas com leitura de poemas, sobre poetas ou assuntos relacionados com poesia. As sessões duram aproximadamente 60 minutos e decorrem no Museu Nacional da Música às quartas-feiras, sempre às 19:00 h, com entrada livre. O ciclo vai já no seu sexto ano.
«POESIA NO MUSEU 2018»
- 31/01/2018 – Jorge Vaz de Carvalho - Jorge de Sena
|