.:: 'Músicas do Acervo' | Arthur Nesrala | |||
Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018 // 19:00 h |
No primeiro concerto de 2018 do ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos", o Museu Nacional da Música acolhe o pianista Arthur Nesrala, que interpretará um programa com obras de Óscar da Silva, Bach, João Pedro Oliveira e Chopin. A entrada é livre.
ARTHUR NESRALA, é natural de São Paulo e desenvolve repertório pianístico solo e de câmara que se estende de Bach à música do século XXI, com especial concentração na música contemporânea. Além da interpretação de música clássica, tem feito parcerias com artistas visuais e teatrais, explorando o aspecto da improvisação livre na música.
Em 2014, foi vencedor do X Concurso Villa-Lobos da FITO, onde também foi agraciado com o prémio de melhor intérprete de Ronaldo Miranda, um dos júris da competição.
Tem sido responsável pela estreia de obras de Alexandre Lunsqui, Maurício de Bonis, Flo Menezes, entre outros nomes da Música Nova brasileira.
Em 2015, Arthur foi um dos selecionados para integrar o Festival de Música Contemporânea Ensemble-Akademie in Freiburg, na Alemanha, com o Ensemble Recherche e, em 2016, foi bolsista do 47.º Festival Internacional de Campos de Jordão.
Entre 2012 e 2016, foi integrante do Ensemble de Música Contemporânea da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com o qual se apresentou em importantes salas brasileiras, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Fundação Maria Luísa, a Fundação Oscar Americano, entre outras.
Neste período participou ativamente em master classes com Joel Sachs, Paulo Álvares, Bruno Mantovani e Almeida Prado.
Atualmente, integra a classe de mestrado em Performance do Prof. Paulo Álvares, em Castelo Branco, e é regularmente pianista acompanhador.
PROGRAMA
ÓSCAR DA SILVA (1870-1958) - Bagatelles pour piano
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750) - Suíte Francesa em Sol Maior - BWV 816
JOÃO PEDRO OLIVEIRA (1959- ) - In Tempore
FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849) - Sonata em Si Bemol Menor - Op. 35
'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPOR NEOS'
O ciclo 'Músicas do acervo’ tem como objetivo a apresentação e divulgação de repertório de compositores portugueses e, genericamente, do património musical português, tendo, nomeadamente, por base o acervo documental do Museu Nacional da Música e o panorama musical internacional.
Ao contrário de alguns compositores de diferentes países da Europa, cujo trabalho é hoje globalmente reconhecido, a pouca divulgação da música erudita portuguesa remeteu muitas partituras ao esquecimento. Com este ciclo pretende-se então que o público tenha a oportunidade de conhecer compositores portugueses, cujas obras são pouco conhecidas do grande público. A par da música portuguesa, será também possível ouvir composições de consagrados de outros países, contemporâneas da primeira.
Comissariado por Adriano Nogueira com o apoio do MPMP - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e da Revista Glosas, o ciclo conta ainda com a preciosa ajuda de músicos convidados que tocam pro bono. A temporada 2017/2018 prolonga-se até Junho de 2018 e contempla a realização de 11 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.
- 13 de Outubro de 2017 - Anne Kaasa
|