.:: Lançamento de CD - Frederico de Freitas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018 // 19:00 h
08-02-2018

Frederico de Freitas | Obras completas para violino e piano & violino e violoncelo Apresentação do CD “Frederico de Freitas | Obras completas para violino e piano & violino e violoncelo”, seguida de momento musical protagonizado por Nuno Soares (violino), Helena Marinho (piano) e Miguel Fernandes (violoncelo), músicos que participaram na sua gravação. A entrada é livre.

O CD a apresentar é já o 4.º da coleção MPMP / UA, editada em conjunto pelo MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) e a Universidade de Aveiro e dá destaque ao compositor, maestro, pedagogo e musicólogo Frederico de Freitas, um dos grandes nomes da cultura portuguesa do século XX, e que foi já homenageado pelo Museu Nacional da Música numa exposição realizada em 2003.

HELENA MARINHO é professora auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e vice-diretora dos cursos de mestrado em música desta instituição. É investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança, e os seus interesses de pesquisa centram-se nas áreas dos estudos em performance e história da música portuguesa do século XX. É autora de vários capítulos de livros e artigos nessas temáticas, tendo também apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Pertence à equipa de investigação de dois projetos financiados pela FCT, "'A música no meio': o canto em coro no contexto do orfeonismo (1910-2010)" e "Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX", sendo a investigadora principal deste último. Foi também co-autora e membro da direção de projetos financiados pela Direção Geral das Artes em 2012, 2013 e 2014. Publicou capítulos de livros para a Imperial College Press, Colibri e Caminho, e artigos para as revistas Musica Hodie, E-Cadernos CES, entre outros. É membro do painel de peritos da Comissão Europeia para a avaliação do Programa Cultura da União Europeia, e foi membro do júri de painéis de avaliação de bolsas de pós-graduação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2011-12. É parecerista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música do Brasil e parecerista adhoc da revista Opus. É fundadora e organizadora da conferência bienal internacional Performa - Conference on Performance Studies, que teve a sua última edição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paralelamente à sua atividade académica, Helena Marinho tem apresentado recitais e concertos de música de câmara nas principais salas e festivais portugueses, e também nos Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, França, Itália, Suécia e Noruega. A sua atividade divide-se entre projetos com piano moderno e pianoforte, tendo gravado 8 CDs com repertório contemporâneo e clássico em ambos os instrumentos. Efetuou também diversas gravações para a RTP, RDP e a televisão francesa. Estreou várias obras de compositores portugueses, algumas a ela dedicadas. Colabora regularmente com a Casa da Música, tanto na elaboração de notas de programa, como na apresentação de concertos comentados.

NUNO SOARES é um violinista português licenciado pelo Royal College of Music de Londres, com mestrado em performance pelo Cleveland Institute of Music (E.U.A.) e, atualmente, prepara o seu Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre a música de Francisco Benetó, juntamente com a edição crítica da sua obra e gravação em CD. Desenvolve um intenso trabalho como violinista solista e em música de câmara. Paralelamente exerce funções de professor de violino na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro.

- Berceuse
- Três Peças sem Importância (Serenata perdida; Música para funerais; Alla zingarese)
- Allegro Appassionato