.:: Concerto de Trompete e Piano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 10 de Maio de 2018 // 19:00 h

António Cardoso e Andréa Teixeira Concerto de Trompete e Piano por António Cardoso e Andréa Teixeira. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5 ♪ / Sócios - 3 ♪.

ANDRÉA LUÍSA TEIXEIRA é Candidata ao Doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. Graduada em Piano – Performance. Aprovada em primeiro lugar para o cargo de Pianista (Pianista Co-Repetidor) na EMAC - Universidade Federal de Goiás em 1993, onde trabalha atualmente. Trabalhou como investigadora em Música no ITS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás de 2001 a 2016, onde idealizou o projeto Sons do Cerrado, de mapeamento das manifestações folclóricas do bioma cerrado, e dirigiu o lançamento de 13 volumes de CD´s dessa coleção, além de um DVD. Lançou o CD “Batuques Brasileiras”, com músicas brasileiras, no projeto que foi premiado e financiado pelo Governo do Estado de Goiás.

Pela divulgação da cultura brasileira em países das 3 Américas, Europa e Ásia, recebeu a Comenda Anhanguera pelo Governo do Estado de Goiás, a Comenda Berenice Artiaga pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e o título de Cidadania Vilaboense.

Escreveu o livro: “A densidade do próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca de tempo, mito, memória e sentido no oeste da Bahia” (2009). Como pianista, ganhou 18 prémios em concursos nacionais e internacionais de piano, incluindo o primeiro lugar e melhor intérprete de Villa-Lobos em São Paulo e o terceiro lugar no Concurso Maryse Cheillan, categoria Profissional em França. Tocou em várias salas, nomeadamente o Carnegie Hall (New York USA), Venetian Theater (Macau - China), Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa - Portugal), Teatro Nacional de las Artes (Ciudad de Mexico - Mexico). Como flautista, fez participações especiais em mais de 50 CD`s produzidos por cantores populares do Estado de Goiás.

ANTONIO MARCOS CARDOSO é Professor de Trompete da Universidade Federal de Goiás. Durante vinte anos, ocupou a posição de Primeiro Trompete da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e a cadeira de Professor de Trompete da Faculdade de Música do ES, onde cursou o Bacharelado em Trompete. Na UNIRIO, sob orientação do Prof. Nailson Simões, adquiriu os títulos de Mestre e Doutor em Música (Práticas Interpretativas).

Como solista, apresentou os concertos para trompete de Haydn, Neruda, Arutjunian, Handel, Bach, Copland, Ketting, DUDA, Harry James e Curnow, sob a regência dos maestros Cláudio Antunes, Helder Trefzger, Leonardo David, Modesto Flávio, Marcos Arakaki, Isaac Karabtchevsky e Jarbas Cavendish. Realizou recitais em diversas cidades do ES, na cidade do Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Florianópolis, Joinville, Uberlândia, Cidade de Goiás, Recife, João Pessoa, Manaus, Lisboa e Vila Nova de Gaia, em Portugal. Nos Estados Unidos apresentou recitais com o Duo Galama-Cardoso, no The New England Conservatory of Music, em Boston, na Memphis University na cidade de Memphis, Tenessee, Pikeville College, Campbellsville University, na University of Kentucky e no Centre College – no estado do Kentucky, ministrando Master-classes em algumas das instituições citadas.

Professor do III, IV e XXI Festival de Inverno de Domingos Martins – ES, da 2.ª Semana de Artes do Centro de Educação Profissional Basileu França – Goiânia - GO, do 1.º Festival Carlos Gomes em Campinas – SP, do 34.º Festival Nacional de Música da UFG, do I Encontro de Metais de Uberlândia – MG, do I Seminário Internacional de Trompetes de Brasília – DF, e do I Encontro Ubirani de Trompetes, em João Pessoa - PB. Professor Assistente Substituto na UFMG de 2003 a 2005.

Integrante da Banda Pequi – Orquestra de Música Brasileira da UFG. Membro fundador do Brazilian Trumpet Ensemble e coordenador do grupo Trompetes do Cerrado, com apresentações nas conferências anuais da International Trumpet Guild, em 2014 e 2015, nos EUA.

1 – SANTANA GOMES (1834-1908) – Andante e Bolero

2 – CARLOS GOMES (1836 –1896) - Tão Longe

3 – HENRIQUE ALVES DE MESQUITA (1830–1906) – Pequena Fantasia para Piston

4 – ALFREDO KEIL (1850-1907) – Souvenir de Vienne – Suíte de Valses (transcrição para trompete e piano: Andréa Teixeira e António Cardoso)