.:: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 18 de Maio de 2018 // 10:00 h - 19:00 h
11-05-2018

Dia Internacional dos Museus 2018 "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos" é o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2018. O mote será refletir sobre a forma como os museus podem fazer parte da rede global de conexões que caracteriza a sociedade contemporânea. O Museu Nacional da Música associa-se às celebrações, com uma programação diversificada que pode conferir mais abaixo. A entrada é livre sujeita à lotação da sala.

10:15 h – VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU

Chegaram novos instrumentos às vitrinas do Museu Nacional da Música! Conhece a viola da terra? E as ocarinas austríacas que estão expostas ao lado das flautas-bengala? Já viu as partituras de Vianna da Motta? Admire a riqueza desta exposição com uma visita guiada conduzida por Victor Palma.

11:30 h – CINEMA MUDO MUSICADO POR CHARLIE MANCINI
O cinema mudo ganha som com Charlie Mancini, que musica ao piano “Felix em Hollywood” (Felix in Hollywood, 1923), de Otto Messmer, “O Emigrante” (The Immigrant, 1917) de Charlie Chaplin, e um excerto de “As Sete Ocasiões de Pamplinas” (Seven Chances, 1925) de Buster Keaton.

14:00 h – VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU

15:00 h - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “SONS DE PALCO”
Visita à exposição guiada por um dos fotógrafos que nela participam. Comissariada por Luís Sousa, numa parceria entre o Museu Nacional da Música e o projeto Música em DX, a exposição “Sons de Palco” apresenta uma seleção de fotografias de vários músicos portugueses contemporâneos, da autoria de vários fotógrafos, colaboradores da Música em DX.
“Portugal é demasiado pequeno para a música que vê nascer! De onde vem, para onde vai, o que vai fazer ninguém sabe, o relevante é tirarmos um bom sumo de todo o boom musical que existe na atualidade.”

17:00 h – O MÚSICO MOSTRA A COLEÇÃO
O cravista José Carlos Araújo convida os visitantes a conhecer a história dos instrumentos de tecla antiga da coleção do Museu. O músico tocará também nos dois cravos que acabaram de chegar de restauro, fazendo uma pequena demonstração no Taskin de 1782 e no Antunes de 1789.

18:00 h - «UM MÚSICO, UM MECENAS»
Inauguração da VI Temporada de Concertos com Instrumentos históricos “Um Músico, Um Mecenas”. Neste recital será tocado o violoncelo stradivarius Chevillard-Rei de Portugal, datado de 1725, pelo solista da orquestra Gulbenkian Varoujan Bartikian, acompanhado ao piano por Lucjan Luc.

Novembro 2018 Dezembro 2018 Janeiro 2019
Do Se Te Qu Qu Se