.:: Músicas do Acervo | Diego Caetano | |||
Sexta-feira, 8 de Junho de 2018 // 19:00 h |
Último concerto da segunda temporada do ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos". O pianista brasileiro Diego Caetano interpreta Haydn, Chopin, Liszt e o português Luís Costa. A entrada é livre.
SOBRE DIEGO CAETANO
Diego Caetano começou os seus estudos de piano em Goiás aos 11 anos. Aos 25 anos, concluiu com nota máxima o Doutoramento em Artes Musicais - Piano Performance pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA). Concluiu o Mestrado em Música - Piano Performance pela Universidade do Wyoming (EUA) e Bacharelato em Música pela Universidade Federal de Goiás. Estudou com os professores David Korevaar, Bob Spillman, Theresa Bogard, Maria Helena Jayme e Lílian Carneiro de Mendonça. Em 2016, aperfeiçoou-se no Conservatório de São Petersburgo (Rússia) com a professora Nadezhda Eysmont. Hoje, é diretor do departamento de piano e professor na Amarillo College (EUA).
Possui mais de 40 prémios em concursos nacionais e internacionais de piano, destacando-se: 1.º lugar no London Grand Prix Virtuoso (2016), 1.º lugar no New York International Concerto Competition (2014); 1.º lugar no MTNA - Steinway & Sons International Competition (2011); 1.º lugar no Concurso Internacional das Montanhas no Canada (2013); 1.º lugar no Concurso Nacional de Música Brasileira “Spartacco Rossi” (2009); 1.º lugar no Concurso Nacional de Piano “Arnaldo Estrella” (2008), entre outros. Em 2008, ganhou o prémio “Arnaldo Estrella” de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Também recebeu o prémio de Melhor Intérprete de Música espanhola no Concurso Internacional de Piano de Rabat, no Marrocos.
Em 2014, fez a sua estreia no Carnegie Hall frente à New York Sinfonietta em Nova Iorque e foi professor de Música de Câmara e pianista oficial do Asia Pacific Saxophone Academy na Tailândia e Singapura. Em 2015, foi solista do Segundo Concerto de Rachmaninov com a Boulder Philharmonic Orchestra, substituindo a pianista venezuelana Gabriela Montero. Em 2016/2017 foi convidado da série Nagradivani Brazilki Pijanisti em Belgrado, Sérvia, e apresentou-se em diversas salas de Espanha, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Brasil, além de ter feito uma tournée por todo o Japão. Em 2017, tornou-se um artista Shigeru Kawai.
LUÍS COSTA (1879-1960) - Três Danças Rústicas
JOSEPH HAYDN (1732-1809) - Sonata in Eb Major Hob. XVI/52
FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849) - Ballade, Op.47
FRANZ LISZT (1811-1886) - Études de concert
FRANZ LISZT (1811-1886) - Zwei Konzertetüden
FRANZ LISZT (1811-1886) - Rigoletto Konzert-Paraphrase
O ciclo 'Músicas do acervo’ tem como objetivo a apresentação e divulgação de repertório de compositores portugueses e, genericamente, do património musical português, tendo, nomeadamente, por base o acervo documental do Museu Nacional da Música e o panorama musical internacional.
Ao contrário de alguns compositores de diferentes países da Europa, cujo trabalho é hoje globalmente reconhecido, a pouca divulgação da música erudita portuguesa remeteu muitas partituras ao esquecimento. Com este ciclo pretende-se então que o público tenha a oportunidade de conhecer compositores portugueses, cujas obras são pouco conhecidas do grande público. A par da música portuguesa, será também possível ouvir composições de consagrados de outros países, contemporâneas da primeira.
Comissariado por Adriano Nogueira com o apoio do MPMP - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e da Revista Glosas, o ciclo conta ainda com a preciosa ajuda de músicos convidados que tocam pro bono. A temporada 2017/2018 prolonga-se até Junho de 2018 e contempla a realização de 11 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.
- 13 de Outubro de 2017 - Anne Kaasa
|