.:: Filme “Vianna da Motta - Cenas Portuguesas” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Dia Mundial da Música, Segunda-feira, 1 de Outubro de 2018 // 15:30 h

Vianna da Motta - Cenas Portuguesas O Museu Nacional da Música celebra o Dia Mundial da Música com a projeção do filme “Vianna da Motta - Cenas Portuguesas” da autoria de José Barahona, associando-se assim às comemorações dos 150 anos do nascimento do pianista e compositor Vianna da Motta. A entrada é livre.

José Barahona estará presente para apresentar o seu filme, ficando reservado para o final da projeção um momento para discussão aberta ao público.

NOTAS DO AUTOR

Qual a possibilidade de descobrir e conhecer um homem que faleceu há cinquenta anos, se todos os que de perto privaram com ele desapareceram, ou eram demasiado jovens para realmente o conhecer?

Quem era, na realidade, este homem? Músico precoce, Vianna da Motta nasceu ainda no Século XIX, num tempo, para nós mítico, como para ele era o Parsifal que significava, para ele, o culminar da perfeição da arte da música.

É pois através do Parsifal, e dessa busca incessante que todos os homens fazem pelo seu Graal, que nos tentamos aproximar dele. Numa viagem através dos seus olhos e da sua mente, uma viagem imaginária, como o são todos os filmes, a um mundo que já não existe.

[Produzido em 1999, tendo sido executado em 1998, o filme usava na época todos os materiais de pesquisa disponíveis. Hoje, vinte anos passados, muitos dados novos sobre a sua obra e vida vieram à tona, revelando novos factos, mas esta era a “verdade” de então. Como autor de um filme também com 20 anos, também eu faria muitas coisas de forma diferente. Tenho o filme distante, mas no geral, o seu conceito e sentimento seria mantido].

José Barahona, 12 de Setembro de 2018

VIANNA DA MOTTA - CENAS PORTUGUESAS

Com a participação dos músicos: Elvira Archer, Sequeira Costa, António Rosado, João Paulo Santos, Nuno Vieira de Almeida, e João Aboim.

Realização: José Barahona

Argumento: José Barahona, a partir das cartas, memórias, e entrevistas de Vianna da Motta, e de um texto de Fernando Lopes Graça.

Fotografia: Paulo Ares

Som: Armanda Carvalho / Tiago Lopes