.:: Duo Breuninger-Frazão - CANCELADO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018 // 19:00 h
16-10-2018

Duo Breuninger-Frazão O Duo Breuninger-Frazão nasceu em 2005 e é formado pelo violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger e pela pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Este Duo tem, nos últimos anos, procurado divulgar a música brasileira de concerto. Em 2012, gravou a obra completa de Villa-Lobos para violino e piano (Selo Telos) e em 2015, na comemoração dos 10 anos do Duo, gravou um CD/DVD com obras de compositores brasileiros e franceses. A entrada é livre.

LAURENT ALBRECHT BREUNINGER, violino

Depois de conquistar o segundo prémio no concurso para violino Rainha Elisabeth, na Bélgica, em 1997, Laurent Albrecht Breuninger tornou-se o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores, desde a sua primeira edição, em 1953. No mesmo ano, recebeu o prémio de melhor composição pelo seu Quarteto de Cordas N.1, nos Concertos de Verão de Brandemburgo.

Destacam-se ainda os concursos em Brescia (Itália, 1984), Belgrado (Jugoslávia, 1986), Praga (República Checa, 1992), Berlim e Montreal (Canadá, 1995).

Breuninger estudou, de 1981 até 1988, com Josef Rissin, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde se formou com nota máxima. O músico continuou a aperfeiçoar-se com grandes violinistas como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis. Apresenta-se como solista e músico de Câmara em vários festivais como o Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros.

Em 1997, gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Rádio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e, em 2001, para a Rádio de Colónia as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os 4 concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu.

Em 2012, juntamente com a pianista Ana Flávia Frazão, gravaram toda a obra para violino e piano de Villa-Lobos, que foi lançada na Europa pela editora Telos. Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo entre 1998 e 2002. Atualmente é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha.

ANA FLÁVIA FRAZÃO, piano

“A sua interpretação possui uma magia secreta” - assim se manifestou o jornal BNN da Alemanha em relação a pianista brasileira que é vencedora do Concurso Nacional JK realizado em Brasília em 1992.

Ana Flávia Frazão iniciou os estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e concluiu os mesmos na EMAC/UFG na classe da professora Consuelo Quireze. Paralelamente, teve durante muitos anos a colaboração importante do pianista e professor Luiz Medalha. Prosseguiu a sua trajetória musical na Alemanha onde permaneceu de 1994 a 2002. Foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe onde obteve, com nota máxima, o Konzertexamen na categoria Piano-Música de Câmara. Durante esse período, teve as orientações dos professores Werner Genuit e Michael Uhde.

Em 2001 obteve o 1.º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto – Japão com o Trio Augarten. Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras, sempre com grande êxito de público e crítica. Realizou diversas gravações para as rádios alemãs e em 2004 lançou na Europa o primeiro CD com o contrabaixista Milton Masciadri. Em 2012 gravou toda a obra de Villa-Lobos para violino e piano com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cénicas da Universidade Federal de Goiás e diretora artística dos projectos “Concertos na Cidade”, “Concertos UFG” e "Simpósio Internacional da Performance".