.:: Recital de piano de Inês Filipe PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 2 de Novembro de 2018 // 19:00 h

Ines Filipe Inês Filipe, Prémio Antena 2 SIPO 2012, apresenta no Museu Nacional da Música um concerto comentado em torno da obra de Claude Debussy. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

INÊS FILIPE iniciou os estudos musicais aos 9 anos de idade. Ingressou no Conservatório de Música de Aveiro no ano letivo 2004/2005, na classe da Professora Patrícia Sousa. Concluiu o curso supletivo de Piano no Conservatório de Música de Aveiro em 2014 com 20 valores de classificação final de piano. Paralelamente aos estudos musicais frequentou o curso de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro, terminando a licenciatura em 2014.

Foi premiada em inúmeros concursos nacionais e internacionais, tais como: Concursos de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, Elisa Pedroso, Concurso Paços Premium, Concurso Internacional Cidade do Fundão, London Grand Prize Virtuoso, Prémio Interpretação Frederico de Freitas, Prémio Antena 2 – Semana Internacional do Piano de Óbidos.

Foi selecionada para atuar a solo nos Dias de Música em Belém (no CCB) em 2009 e 2011. Em 2012 foi selecionada para a orquestra OJ.com. Apresentou-se a solo na Casa da Música no âmbito dos “100 Pianistas para a Dona Helena” em 2013. Apresentou-se num Recital a solo gravado e transmitido em direto para a Antena 2 em 2013. Atuou em Abril de 2017 na Elgar Room (Londres). Participou também no festival PianoPorto 2017 e ainda no festival MusicAlp 2017 (França). Participou no ciclo “Hands on Piano 2018”, realizando um recital inteiramente dedicado a obras contemporâneas de compositores portugueses. Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018 interpretando o Concerto para piano de M. Ravel em Sol.

Ao nível de música de câmara, pertence ao ArsisTrio, grupo formado em 2017 com o violetista Francisco Lourenço e clarinetista ngelo Santos. Trio este que trabalha com regularidade com o professor António Pereira. O Arsistrio já realizou várias master classes com professores como Ana Bela Chaves e António Figueiredo, e Fausto Neves. Apresenta-se publicamente de forma regular em locais como a Universidade de Aveiro, Capellades-Barcelona, entre outros. ArsisTrio foi recentemente selecionado para participar no ciclo de concertos “Musica als Parcs 2018” em Bercelona.

Participa regularmente em Master Classes de piano, tendo trabalhado com os professores Jaime Mota, Paulo Oliveira, Fernando Rossano, Constantin Ionescu-Vovu, Constantin Sandu, Luís Pipa, Boris Berman, Josep Colom, Paul Badura-Skoda, Luiz de Moura Castro e Aquilles Delle Vigne. Concluiu em 2017 a Licenciatura em Performance de Piano com elevada classificação, na classe do Professor Fausto Neves na Universidade de Aveiro. Encontra-se também a realizar no presente ano letivo pós-graduação em performance de piano clássico no Conservatori Superior Del Liceu Barcelona, na classe do pianista Josep Colom.

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918) - Prelúdios livro II
- Bruyères
- General Lavine - Excentric
- La Terrasse des audiences du clair de lune
- Ondine
- Hommage à S. Pickwick Esq. P.P.M.P.C.
- Feux d'artifice