logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Integral Sonatas Bomtempo por Philippe Marques PDF Print E-mail
Sábado, 24 de Novembro de 2018 // 18:00 h
13 November 2018

João Domingos Bomtempo (Museu Nacional da Música, Inv. n.º MNM 1067) Recital de piano de Philippe Marques, que apresenta no Museu Nacional da Música o terceiro de quatro CDs da integral de sonatas para piano de João Domingos Bomtempo (coleção “Melographia Portugueza”, edição MPMP). A entrada é livre.

 

PHILIPPE MARQUES nasceu em 1991 na cidade de Lausanne, na Suíça. Iniciou os seus estudos musicais em 2001 ao ingressar no Conservatório Regional Silva Marques, onde estudou com a professora Catherine C. Paiva.

 

Em 2006 foi admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e lá completou o Curso de Piano com 20 valores, na classe do professor Hélder Entrudo.

 

Desde então, tem vindo a atuar regularmente em vários locais do país, dos quais se destacam: Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, Cinema S. Jorge, Teatro Nacional de São Carlos, Salão Nobre do Conservatório Nacional, CCB, Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Auditório da Universidade Nova de Lisboa, Museu da Música (Lisboa), Grande Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, Palácio Foz, Casa Verdades de Faria (Cascais), Eborae Mvsica (Évora), Auditório da Universidade de Évora, Teatro Sá da Bandeira (Santarém), Cine-Teatro Caracas (Oliveira de Azeméis), Museu Soares dos Reis (Porto), Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto, entre outros.

 

Tem participado em recitais gravados pela Antena 2, incluindo um ciclo de três recitais dedicados à apresentação pública da integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo. Como solista, apresentou-se em Março de 2011 com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo, interpretando o primeiro concerto para piano de F. Liszt. Em 2012 deu concertos a solo em Paris e na Califórnia com obras de F. Lopes-Graça, A. Fragoso, Chopin, Scriabin, entre outros. Em 2014, para além de recitais em Paris, participou igualmente numa digressão ao Brasil apoiada pela Direção Geral das Artes / Governo de Portugal e organizada pelo MPMP, movimento patrimonial pela música portuguesa, tendo-se apresentado em alguns dos principais palcos de cinco cidades - dos quais se destaca o Centro Cultural de São Paulo - unicamente com música de compositores portugueses. No âmbito da mesma digressão, gravou para três rádios brasileiras e, ao lado do pianista Duarte Pereira Martins, um programa para a TV Brasil.

 

Ao longo do seu percurso participou também em masterclasses sob orientação de conceituados professores, entre eles: Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, Artur Pizarro e Dmitri Alexeev. Já colaborou com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e é membro do Ensemble MPMP. Já estreou obras de vários compositores portugueses e estrangeiros, de entre os quais se destacam Edward Luiz Ayres d’Abreu, Nuno da Rocha, Daniel Moreira, Francisco Tavares e Eli Camargo Jr. Colabora regularmente com músicos como Jan Wierzba, Alberto Roque, Alexander Stewart, Tamila Kharambura, Tiago Oliveira, Duarte Pereira Martins, Isa Antunes, Nuno Cardoso, entre outros.

 

Finalizou em 2014 o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa - instituição onde se licenciou – com a máxima classificação, sempre sob a orientação do professor Miguel Henriques (pianista e autor do livro “The (Well) Informed Piano”, frequentando atualmente o Mestrado em Ensino da Música. Leciona piano no Conservatório de Música da Metropolitana.

 

Os seus últimos projetos incluem a gravação da integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo, num total de quatro CDs, para a coleção “Melographia Portugueza” (edições MPMP).