.:: Um Músico, Um Mecenas | Dia de Santa Cecília | |||
Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018 // 18:00 h |
O Museu Nacional da Música celebra o Dia de Santa Cecília, Padroeira da Música e dos Músicos, com novo concerto do ciclo "Um Músico, Um Mecenas". Cremilde Rosado Fernandes no cravo Antunes de 1789 acompanha a soprano Ana Paula Russo num programa dedicado à "Música Portuguesa do século XVIII". A entrada é livre.
SOBRE O CRAVO ANTUNES DE 1789
Cravo construído em Lisboa por um membro da Família Antunes, João Baptista Antunes, em 1789. No contexto da organologia portuguesa, os Antunes são uma família muito importante, conhecida como exímios construtores de cravos e pianofortes que trabalharam em Lisboa durante o século XVIII.
Este cravo é praticamente desconhecido, dado que esteve durante muitos anos em reserva, em mau estado de conservação. Recentemente foi exposto na entrada do museu, tendo posteriormente sido cuidadosamente intervencionado pelo luthier Geert Karman.
Este instrumento tem um valor inestimável: é um dos únicos cravos originais portugueses em todo o país e um dos poucos que sobreviveram em todo o mundo.
Desta família conhece-se ainda o cravo de Joaquim José Antunes de 1758, Tesouro Nacional deste museu, um pianoforte que faz parte da coleção do National Music Museum (NMM) nos Estados Unidos da América e um cravo que até há pouco tempo pertenceu à Finchcocks Collection, na Inglaterra.
Por todos estes motivos e por ter uma mecânica que possibilita execuções musicalmente muito exigentes, o museu vai apresentar até ao final do ano uma candidatura para que este instrumento seja classificado como Tesouro Nacional.
PROGRAMA
MARCOS PORTUGAL (1762-1830)
“Cuidados, tristes cuidados” (modinha)
Sonata (em Ré M)
3 canções
Rondó (em Dó M)
“Deliro e Suspiro” (modinha)
Lição em Dó M
“Nel mirarvi, o boscho amici” “Voi sole, o luci belle”
Sonata em Sol m (Allegro e Rondó)
“L’Innocenza”
“Um Músico, Um Mecenas” é um ciclo de concertos com instrumentos históricos organizado pelo Museu Nacional da Música e que vai já na sua sexta temporada.
Este ciclo procura divulgar um dos mais importantes acervos instrumentais da Europa, com a ajuda de músicos de exceção que atuam pro bono e dão voz a tesouros nacionais e peças de valor histórico único.
Os concertos, de entrada livre, são autênticas viagens à coleção do Museu Nacional da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais, dando a conhecer os instrumentos através de concertos comentados e de uma contextualização histórica estendida, muitas vezes, ao repertório escolhido.
A interpretação, a necessária manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são fatores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu e os mecenas do ciclo (músicos, construtores/restauradores e outros parceiros).
- 18 de Maio -
- 7 de Julho -
- 4 de Agosto -
- 15 Setembro -
- 1 de Outubro -
- 27 de Outubro -
- 22 de Novembro -
- Dezembro -
|