PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
13-10-2007

Michel - Concerto de Acordeão

Sexta-feira, 19 de Outubro / 19:00 h

MichelA viagem que iniciámos há um mês transporta-nos até França para ouvir o inconfundível som do acordeão, instrumento que representa o País na exposição «Culturas Musicais da União Europeia: Uma Viagem Instrumental». O cicerone será o acordeonista Michel, num concerto de entrada livre, organizado com o apoio do Serviço de Cooperação e de Acção Cultural e o Instituto Franco-Português.

Nesta viagem de homenagem ao típico som Parisiense e ao seu instrumento de excelência, o acordeão, Michel, o grande responsável pela divulgação e dinamização do sapateado em Portugal, apresentará composições originais dos seus cadernos de viagens.

De origem francesa, Michel radicado há mais de 25 anos em Portugal, iniciou os seus estudos de acordeão com a professora Josiane Le Goff em 1960, coroados com o 2.° Prémio, medalha de prata da Taça de França e do Presidente da República (Georges Pompidou) em 1966 e 1967. Aperfeiçoou depois a técnica do instrumento no conservatório do 10.º Bairro de Paris com Marcel Azzola, Joe Rossi e André Astier.

De seguida percorreu um grande número de países interpretando um repertório típico da canção francesa (Maurice Chevalier, Charles trenet, Léo Ferré, Edith Piaf, Yves Montand, Gainsbourg, Barbara…), o que lhe trouxe um certo sucesso em Portugal e no estrangeiro, principalmente em Nova Iorque.

»  Press Michel -  273.54 Kb