.:: Recital de Violino e Piano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 4 de janeiro de 2019 // 19:00 h
28-12-2018

Maria Raquel Cambournac Recital de Maria Raquel Cambournac (Violino) e Tatiana Balyuk (Piano). Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

MARIA RAQUEL CAMBOURNAC é uma jovem violinista de 18 anos, natural de Lisboa, que tem vindo a apresentar o seu trabalho em diversas salas portuguesas.

Tocou como solista com a Orquestra do Festival ZêzereArts (em 2016 e em 2018) e com a Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional (em 2018).

Estudou violino, desde os 6 anos de idade, com o professor Luís Pacheco Cunha, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN). Frequentou durante dez anos as classes de orquestra da EAMCN, tendo sido concertino em várias classes, nomeadamente na Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional. Participou nas edições de 2014, de 2017 e de 2018 da OJ.com - Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música, tendo sido, em 2017, chefe de naipe dos segundos violinos e, em 2018, subconcertino.

Participou em todas as edições dos Festivais ZêzereArts, desde 2014 e na Orquestra Sinfónica Juvenil, na temporada 2015/16.

Tem participado em cursos de aperfeiçoamento artístico internacionais, para os quais tem recebido bolsas de estudo, nomeadamente, em 2016, da Klangforum Schweiz - Akademie für Ensemble - und Orchesterkultur para a Mürren Summer Academy for Chamber Music and Ensemble Playing (Suiça) e em 2017, do Crescendo Summer Institute (Hungria). Em 2018, participou na Summer Music Masterclasse in the Upper Nagold Valley, na Alemanha, com o seu professor atual Zorhab Tadevosian.

Participou em masterclasses de violino com Ana Pereira, Arabella Steinbacher, David Danel, Eliot Lawson, Felix Andrievsky, Gwendolyn Masin, Ilya Grubert, José Pereira, Lena Sandoz, Marina Osheka, Mauricio Fuks, Paul Tulloch, Pedro Meireles, Simon Fischer, Thamila Kharambura, Tiago Neto e Zsolt Kalló.

Tem sido laureada em vários concursos, nomeadamente: Concurso Capela; Concurso Internacional Cidade do Fundão; Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva; Concurso Internacional Paços Premium; Concurso Nacional Cidade de Montijo; Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.

Terminou, em 2018, o curso secundário de música, com 20 valores na Prova Final de Curso e foi admitida em todas as universidade a que se candidatou: em duas universidades inglesas, Guildhall School of Music & Drama e Royal College of Music (foram-lhe oferecidas bolsas de estudo em ambas as universidades); no Conservatorium van Amsterdam, na Holanda; na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escuela Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, onde estuda presentemente, na classe da professora Ana Chumachenco, com bolsa de estudos.

TATIANA BALYUK, pianista, natural de Omsk, na Rússia, é licenciada pelo Conservatório do Estado da Bielorrússia como executante solista e de música de câmara. Participou em vários concursos musicais integrando duos com instrumentos como flauta, trompa e violino. Também foi professora e acompanhadora musical na II Escola de Música da Região de Moscovo e na Escola de Artes de Savva Manontov, e preparou alunos para o acesso a escolas musicais de alto nível. Há vários anos, a residir em Portugal, foi professora acompanhadora na Academia de Música de Santa Cecília em Lisboa e na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha. Desde 2009 é docente na Escola de Música do Conservatório Nacional e também no Conservatório Regional de Silva Marques em Alhandra.

Acompanhou Master Classes de Ana Bela Chaves, Alexandra Mendes, Paulo Gaio Lima e David Burt, entre outros.

Com Lídia Serejo, criou um Duo de Flauta e Piano, tendo-se apresentado em diversas salas do país com diferentes programas. O Duo participou também no Ciclo de Concertos Comentados, promovido pelo Maestro António Ferreira e divulgado pela Antena 2, e difundido por diversas câmaras do país através da entidade Artemrede. Neste mbito, Tatiana Balyuk, participou igualmente em concertos com a meio-soprano Cristina Rosário. Tocou com João Vasco e António Ferreira, num concerto inédito Piano a Seis Mãos, no Palácio Nacional de Queluz. Participou em vários concertos com o quinteto de sopros “Ensemble Contemporaneus”.

Tem acompanhado diversos alunos em vários concursos nacionais e internacionais, tais como o do prémio INATEL, o do Prémio Bomtempo, o Concurso Jovem.com, o Concurso Capela e o Concurso Internacional de Sopros de Oliveira de Azeméis e da Póvoa do Varzim.

JOSÉ VIANA DA MOTA (1868-1948) - Romance

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847) - Concerto em Ré Menor