.:: Recital José de Eça e Luís Costa | |||
Quinta-feira, 9 de Maio de 2019 // 19:00 h |
José de Eça (canto) e Luís Costa (piano) interpretam Schumann, Duparc, Luís de Freitas Branco, Francisco de Lacerda e José Vianna da Motta. A entrada é livre.
JOSÉ DE EÇA iniciou os estudos musicais, desde muito cedo, com sua mãe, Maria de Almeida de Eça, e trabalhou o aperfeiçoamento vocal com seu pai, o barítono e professor José de Oliveira Lopes, a sua grande inspiração. Frequentou o Curso Superior de Canto no Conservatório Superior de Música de Gaia. Atualmente trabalha com Douglas Susu Mago.
Com apenas 24 anos conta já com uma série de apresentações como solista. As suas interpretações em recitais têm vindo a merecer grande sucesso junto do público, o que o levou a apresentar-se não só em Portugal como também em Espanha, França, Itália, Etiópia, África do Sul, Zimbabué, Chile e Brasil.
Entre os pianistas e maestros com quem tem colaborado surgem nomes como Jonathan Brandini, Paule Grimaldi, Álvaro Teixeira Lopes, Adriano Jordão, Mário Mateus, José Eduardo Gomes, Luís Costa, Ángel González e Armando Vidal, entre outros.
Tem realizado recitais na Alemanha (Darmstadt, Reutlingen, Romrod, Filseck), onde a crítica o descreveu como um “pianista musicalmente sofisticado” (Fulder Zeitung). Tem ainda atuado em cidades como Girona, Roma, Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo, Otava, Toronto, Montréal, Harare, Windoek, Londres, Frankfurt, Darmstadt, Estugarda, Léon, Madrid, Barcelona, Bergen, Alkmaar incluindo salas como a Sala Suggia da Casa da Música, Glenn Gould Studio, Auditorio Ciudad de Léon, Centro Cultural de Belém, etc.
Dedica parte do seu tempo à música de câmara, tendo trabalhado com músicos como António Meneses, Lluis Claret, Hans-Peter Stenzl, António Chagas Rosa e Fernando Costa, seu irmão. É representado pela agência KNS Artists. Gravou 3 CDs: para as editoras KNS Classical e DECURIO, este último com o apoio da Fundação GDA.
ROBERT SCHUMANN (1810–1856) - Dichterliebe op 48
HENRI DUPARC (1843–1933)
LUÍS DE FREITAS BRANCO (1890–1955)
FRANCISCO DE LACERDA (1869–1934)
JOSÉ VIANNA DA MOTTA (1868–1948)
|