logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Ciclo Músicas do Acervo | Steven Chervenkov PDF Print E-mail
Sexta-feira, 22 de Março de 2019 // 19:00 h

Recital de piano de Steven Chervenkov Segundo concerto da edição 2019 do ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos". O pianista Steven Chervenkov interpreta Bach, Beethoven, Brahms, António Fragoso e Villa-Lobos. A entrada é livre.

 

STEVEN CHERVENKOV iniciou os seus estudos musicais em Sorocaba (estado de São Paulo, Brasil), a sua cidade natal, onde teve aulas de canto coral e musicalização infantil. Ingressou dois anos mais tarde (2003), então com 12 anos, no curso de piano erudito do Conservatório de Tatuí, onde se formou na classe da Prof.ª Cristiane Bloes e Miriam Braga em 2009. Trabalhou, nesta instituição, como pianista colaborador por quatro anos. Steven é bacharel em música com habilitação em piano pela USP – Universidade de São Paulo, onde teve aulas com os profs. Drs. Eduardo Monteiro e Luciana Sayuri. Pela mesma instituição, foi detentor de uma bolsa de iniciação científica intitulada "A Suíte das Cinco Notas, de Lorenzo Fernandez - abordagem analítica e pedagógica para o ensino de piano", trabalho que propõe um estudo desse repertório sob o ponto de vista didático, orientado pelo Prof. Dr. Mário Videira, e fez aulas de Colaboração Pianística com Ricardo Ballestero. Estudou, posteriormente, com a professora Marisa Lacorte.

 

Integrou o corpo docente do Guri Santa Marcelina entre 2011 e 2015, um dos maiores projetos de educação musical e inclusão sócio-cultural da América Latina, disseminando a aprendizagem musical por intermédio de 46 pólos de ensino espalhados por São Paulo e pela Grande São Paulo. Nesta instituição, lecionou teoria musical, piano e musicalização, além de ter atuado como pianista correpetidor das classes de canto e canto coral.

Desde o início da sua formação musical, participou em grupos de canto coral e foi coralista bolsista no Coro de Câmara Comunicantus, da USP. Trabalhou também como pianista colaborador no Conservatório Regional de Castelo Branco.

 

Tem-se aperfeiçoado musicalmente através de masterclasses e cursos ministrados por importantes nomes do cenário musical, entre eles Elisso Virsaladze (Rússia/Geórgia), Tali Morgulis (Ucrânia/EUA), Ricardo Castro (Brasil/Suíça), Gerald Robbins (EUA), Diana Kacso (EUA/Brasil), Anne Kaasa (Noruega/Portugal), Fany Solter (Alemanha/Brasil), Mirtha Herrera (Argentina/Itália), Mirthala Salazar (México), Marek Zebrowski (Polônia), Luis Senise, Ney Fialkow, Viviane Taliberti. Entre as suas apresentações, destacam-se os recitais realizados no Conservatório Nacional de Lisboa e cidade de Campos do Jordão - SP, os recitais realizados no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura (São Paulo), na Sociedade Brasileira de Eubiose, Centro Cultural de São Paulo, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, e os concertos com a Orquestra Sinfônica Paulista (Teatro Procópio Ferreira, Tatuí, 2008), Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (MASP e Museu da Casa Brasileira), Orquestra Prelúdio (TV Cultura) e Orquestra Sinfônica do Centro (Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco), e os recitais na cidade de Montepulciano-Itália (abril de 2017), realizados com a classe da Hochschule für Musik und Tanz , de Colônia-Alemanha.

 

Obteve os seguintes prémios: 1.º lugar no XXI Concurso de Piano "Artlivre" – Jovens Talentos, 2.º lugar e prémio de melhor intérprete de música brasileira no V e VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro "Spartacco Rossi", 3.º lugar no XV e XVII Concurso de Piano Souza Lima e 1.º lugar no Concurso Maestro "Rodrigo Tavares", concurso no qual também lhe foi conferido o título de candidato destaque, então aos 14 anos, cujo prémio foi uma viagem a Portugal e uma apresentação solo em Lisboa.

 

Em 2014 venceu o concurso Jovens Solistas, da USP, no qual tocou o Concerto de Grieg op. 16 frente a OCAM (Orquestra de Câmara da USP), sob regência do maestro Gil Jardim, no reconhecido Museu de Arte de São Paulo ‘Assis Chateaubriand’ – MASP e no Museu da Casa Brasileira. Neste mesmo ano, foi vice-campeão do Prelúdio, da TV Cultura*, concurso voltado para a divulgação de jovens talentos brasileiros no cenário da música erudita.

Atualmente, é aluno de mestrado em performance na classe de Paulo Alvares da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 


PROGRAMA

 

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750) - Toccata em mi menor, BWV 914

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) - Sonata Tempestade (n. 17, op. 31 n. 2, em ré menor)
I. Largo – Allegro
II. Adagio
III. Allegretto

 

JOHANNES BRAHMS (1833-1897) - Variações sobre um Tema Original, op 21 n. 1

 

ANTÓNIO FRAGOSO (1897-1918) - Noturno em Ré Bemol Maior

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959) - Hommage à Chopin
- Noturno
- Balada

 

 

'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPOR NEOS'
TEMPORADA 2019

 

É objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.

 

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.

 

Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as composições mencionadas e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

 

Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 8 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.

 

- 14 de Março - Anne Kaasa
- 22 de Março - Steven Chervenkov
- 12 de Abril - António Luís Silva
- 26 de Abril - Olesya Kiba
- 2 de Maio - Felipe Rodrigues
- 6 de Junho - Jorge Gonçalves
- 27 de Junho - Ricardo Martins
- 12 de Julho - Duarte Pereira Martins