logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Coro Campina Grande I Canto Sem Fronteiras PDF Print E-mail
Sábado, 6 de Abril de 2019 // 16:30 h

Coro de Câmara de Campina Grande e Canto Sem Fronteiras Concerto do Coro de Câmara de Campina Grande e Coral Canto Sem Fronteiras com a estreia da obra “A Cachoeira” de Paulo Afonso. Segundo de dois concertos realizados no Museu Nacional da Música que integram a programação do EuroFIMUS, a decorrer de 4 a 6 de abril, em Lisboa, assim como um ciclo que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho de vários coros. O bilhete do Museu dá acesso ao evento.

 

PROGRAMA

 

A Cachoeira de Paulo Afonso: Música Armorial no Nordeste Brasileiro
Palestra com Danilo Guanais

 

A Cachoeira de Paulo Afonso* (Castro Alves - Danilo Guanais)
I. Sinfonia
II. Prólogo: A queimada
III. Crepúsculo Sertanejo
IV. Meditação
V. O São Francisco
VI. À beira do abismo e ao infinito

 

Coro de Câmara de Campina Grande e Canto Sem Fronteiras
Tunísia Sousa, Soprano
Lucas Barreto, Barítono

 

Quint’Artéra
Carlos Santeiro, Violino I
Sara Fradique, Violino II
André Pena, Viola
Carlota Amélio, Violoncelo
Gustavo Neves, Contrabaixo

 

Daniel Seixas, Piano
Vladimir Silva, Regente

 

*Estreia mundial

 


O EuroFIMUS é um projeto de celebração e internacionalização do FIMUS (Festival Internacional de Música de Campina Grande), evento promovido pela Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Affins Produções, que assinala em 2019 à sua décima edição.

 

Participam nesta edição o Coro de Câmara de Campina Grande (UFCG), Daniel Seixas (UFPB), Danilo Guanais (UFRN), Ivan Vilela (USP - Universidade de Aveiro), Andréa Teixeira (UFG - Universidade Nova de Lisboa), Matthias Heep (Universidade de Berne), Canto Sem Fronteiras (Suíça), entre outros músicos portugueses.

 

Além dos concertos realizados no Museu Nacional da Música será ainda realizado um outro no Palácio Foz, em Lisboa. Os concertos contemplam uma ampla variedade de repertórios, sacro e secular, instrumental e vocal, promovendo o diálogo entre a música de tradição oral e a música de concerto, tanto brasileira quanto europeia. Merece destaque, nesse contexto, a estreia de “A Cachoeira” de Paulo Afonso (Danilo Guanais), baseada no poema homónimo de Castro Alves, escrita para solistas, coro misto, quinteto de cordas e piano, bem como “Dois Cânticos Espirituais” (Matthias Heep), para coro misto a cappella. Além das apresentações artísticas, o compositor-residente Danilo Guanais fará uma palestra sobre a sua obra.

 

O EuroFIMUS será bienal e a meta é realizá-lo em diferentes países europeus. Esta ação, em consonância com a política de internacionalização das universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande, vem consolidar a trajetória do FIMUS, intensificando o intercâmbio entre estudantes, profissionais e estabelecimentos de ensino do Brasil e da Europa.

 

O EuroFIMUS conta com o apoio incondicional de diversas instituições, incluindo aquelas que o promovem, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laços Culturais Produções, VoxLaci, Palácio Foz, Museu Nacional da Música e a Embaixada do Brasil em Portugal.

 

Carlos Alan Peres da Silva (Coordenação Geral) / Vladimir Silva (Direção Artística)