.:: Duo Flauta e Viola | Coral Canto Sem Fronteiras | |||
Sexta-feira, 5 de abril de 2019 // 18:00 h |
Concerto de Ivan Vilela (Viola Caipira) e Andréa Teixeira (Flauta Transversal), seguido de apresentação do Coral Canto Sem Fronteiras, dirigido por Matthias Heep, com acompanhamento de Olivia Steimel (acordeão). Concerto integrado na programação do EuroFIMUS e num ciclo do Museu Nacional da Música que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho de vários coros. A entrada é livre.
Este é o primeiro de dois concertos que o Museu Nacional da Música acolhe integrados na programação do EuroFIMUS, realizado em Portugal de 4 a 6 de abril.
PRIMEIRA PARTE
- Folia do Alecrim (Anacleto da Conceição)
Ivan Vilela, Viola Caipira
SEGUNDA PARTE
Improvisação* - para coro misto e acordeão (Valentin Bachmann, 1984)
Canções - para coro misto a cappella (Hans Huber, 1852-1921)
Cancioneiro - para solistas, coro misto e acordeão (Matthias Heep, 1965)
Suíte nordestina - para coro misto a cappella (Ronaldo Miranda, 1948)
In Monte Oliveti* - para coro misto a cappella (Matthias Heep, 1965)
*Estreia mundial
Participam nesta edição o Coro de Câmara de Campina Grande (UFCG), Daniel Seixas (UFPB), Danilo Guanais (UFRN), Ivan Vilela (USP - Universidade de Aveiro), Andréa Teixeira (UFG - Universidade Nova de Lisboa), Matthias Heep (Universidade de Berne), Canto Sem Fronteiras (Suíça), entre outros músicos portugueses.
Além dos concertos realizados no Museu Nacional da Música será ainda realizado um outro no Palácio Foz, em Lisboa. Os concertos contemplam uma ampla variedade de repertórios, sacro e secular, instrumental e vocal, promovendo o diálogo entre a música de tradição oral e a música de concerto, tanto brasileira quanto europeia. Merece destaque, nesse contexto, a estreia de “A Cachoeira” de Paulo Afonso (Danilo Guanais), baseada no poema homónimo de Castro Alves, escrita para solistas, coro misto, quinteto de cordas e piano, bem como “Dois Cânticos Espirituais” (Matthias Heep), para coro misto a cappella. Além das apresentações artísticas, o compositor-residente Danilo Guanais fará uma palestra sobre a sua obra.
O EuroFIMUS será bienal e a meta é realizá-lo em diferentes países europeus. Esta ação, em consonância com a política de internacionalização das universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande, vem consolidar a trajetória do FIMUS, intensificando o intercâmbio entre estudantes, profissionais e estabelecimentos de ensino do Brasil e da Europa.
O EuroFIMUS conta com o apoio incondicional de diversas instituições, incluindo aquelas que o promovem, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laços Culturais Produções, VoxLaci, Palácio Foz, Museu Nacional da Música e a Embaixada do Brasil em Portugal.
Carlos Alan Peres da Silva (Coordenação Geral) / Vladimir Silva (Direção Artística).
|