.:: “Músicas do Acervo” 2019 | António Luís Silva | |||
Sexta-feira, 12 de Abril de 2019 // 19:00 h |
Recital de piano de António Luís Silva, terceiro concerto da edição 2019 do ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos". A entrada é livre.
PROGRAMA
EURICO CARRAPATOSO (1962- )
ISAAC ALBÉNIZ (1860-1909)
FRANCIS POULENC (1899-1963)
FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
EDVARD GRIEG (1843 -1907)
ARNO BABADJANIAN (1921-1983)
SERGEI RACHMANINOFF (1873-1943)
MINAKO TOKUYAMA (1958- )
YU SHI WANG
LEOPOLD GODOWSKY (1870 -1938)
GEORGE GERSHWIN (1898 - 1937)
MANUEL PONCE (1882-1948)
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
ALBERTO GINASTERA (1916-1983)
NURI EL RUHEIBANY
ANTÓNIO LUÍS SILVA
Estreou-se em 2017 a tocar a solo com orquestra, interpretando o 1.º Concerto de Rachmaninoff, com a orquestra Filarmonia das Beiras. A solo realizou diversos recitais em Portugal e França, actuando em diferentes palcos, entre eles a Sala Amália Rodrigues, o grande auditório do CCB, Teatro Aveirense, Museu Tavares Proença e Sala dos Espelhos no Palácio Foz. Realizou também concertos transmitidos em direto e em diferido pela estação de rádio Antena 2.
Foi orientado por professores de renome, entre eles Carla Seixas, Jill Lawson e Álvaro Teixeira Lopes. Em 2010 terminou com distinção o curso de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional sendo galardoado com prémio de mérito ao melhor aluno da instituição, atribuído pelo ministério da educação. Licenciou-se em Música na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Artes Aplicadas, e concluiu o Mestrado em Ensino da Música em 2016, na Universidade de Aveiro, sempre com as mais altas classificações. Ao longo dos estudos, António Luís Silva trabalhou com conceituados pianistas e professores como Caio Pagano, Jeffrey Swan, Fausto Neves e Pedro Burmester.
Enquanto pianista, António Luís Silva interessa-se por explorar os múltiplos períodos da história da música ocidental e oriental, desde o Barroco ao Contemporâneo. Executa não só obras de grandes vultos da música como Liszt, Brahms, Rachmaninoff e Grieg, como frequentemente dá a conhecer ao seu público obras de compositores menos explorados como MacDowell, Godowsky, Okumura e Schmitt.
'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPOR NEOS'
É objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.
O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.
Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as composições mencionadas e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.
Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 8 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.
- 14 de Março - Anne Kaasa
|