.:: Grupo Coral Trabalhadores Metropolitano Lisboa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 11 de Abril de 2019 // 19:30 h

Grupo Coral dos Trabalhadores do ML Concerto do Grupo Coral dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, integrado num ciclo do Museu Nacional da Música que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho de vários coros. O bilhete do museu dá acesso ao concerto.

O GRUPO CORAL DO CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO METROPOLITANO DE LISBOA foi constituído em Março de 1991, com o objectivo de divulgar e incentivar a cultura musical através do canto coral. Já contou com a participação de mais de trinta elementos, femininos e masculinos, distribuídos por quatro naipes (sopranos, tenores, contraltos e baixos), na sua maioria trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, embora atualmente seja composto por menos.

O repertório, que se pretende diversificado, é constituído por trechos de música erudita e tradicional/popular, de carácter religioso e profano, de autores nacionais e estrangeiros, cantados em língua portuguesa – contemporânea e arcaica – e em línguas estrangeiras, incluindo o latim.

O Grupo Coral tem organizado e participado em Encontros de Coros, marcando presença em diversas actividades lúdicas e culturais, promovidas por autarquias, escolas e outras associações, em todo o território nacional.

No estrangeiro, o Grupo, correspondendo a um honroso convite, participou em 2008 num Encontro de Coros que teve lugar em Paris.

De salientar que o Grupo Coral atingiu a maioridade, como coro de amadores, graças ao empenho e persistência da direção técnica e artística, inicialmente, da responsabilidade do Maestro Ivo de Castro até Setembro de 1996. Desde esta data a Julho 2014 a direção técnica e artística esteve a cargo do Maestro João Crisóstomo e desta data a Outubro de 2017 do maestro Rui Silva. Atualmente, dirige o Coro do C.C.D.T. Metropolitano de Lisboa a maestrina Ana Sofia Gato.

ANA SOFIA VALE DE GATO, natural de Évora, iniciou os seus estudos em clarinete aos 8 anos na Banda de Lavre e completou o Curso de Instrumentista na Escola Profissional de Évora. Licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e mais tarde realizou o Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico no Instituto Politécnico de Setúbal.

Teve a oportunidade de realizar Masterclasses de Direção Coral e Pedagogia Coral com os maestros e pedagogos Paulo Lourenço, Cara Tasher, Eugene Rogers, Gonçalo Lourenço, Gonçalo Gouveia, Elisenda Carrasco e Stephen Coker. Participou em vários projetos, salientando-se o Studio Conducere - Estúdio de Aperfeiçoamento em Direção Coral.

Durante largos anos integrou o Coral Luísa Todi enquanto coralista e maestrina assistente, tendo em 2009 fundado e dirigido o Coral Infantil/Juvenil desta mesma instituição.

Atualmente, para além de maestrina do Coral Samouco e do Coro do Centro Cultural dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, coordena e leciona a disciplina de Coro do Conservatório Regional de Artes do Montijo.