.:: Felipe Rodrigues | Ciclo “Músicas do Acervo” | |||
Quinta-feira, 2 de maio de 2019 // 19:00 h |
Quinto concerto da edição 2019 do ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos". A entrada é livre.
PROGRAMA
DOMENICO SCARLATTI (1685–1757) - Sonatas K. 208 e 209 em Lá Maior
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770–1827) - Sonata Op. 26 em Lá Bemol Maior
ANTÓNIO FRAGOSO (1897–1918) - 7 Prelúdios
ALBERTO GINASTERA (1916–1983) - Danzas Argentinas Op. 2
Em 2014, deixa o Projeto Guri para estudar nos Estados Unidos com uma bolsa de Estudo. Em Agosto desse ano, inicia um duplo mestrado em Piano Performance e Piano Acompanhamento na Illinois State University, na turma da Prof.ª Dra. Tuyen Tonnu. Uma de suas funções como bolsista era trabalhar como pianista colaborador em diversos sectores da ISU, tais como nos ensaios e concertos do Concert Choir, em aulas de regência coral e nos testes de admissão dos candidatos de licenciatura e mestrado do curso de canto. Após 2 anos de estudos, graduou-se com nota máxima.
Felipe já se apresentou em recitais solo e de música de câmara no Brasil, EUA e Reino Unido. Neste último país, na cidade de Aldeburgh, fez a sua estreia na Red House (Casa Vermelha) em recital conjunto com o tenor americano Justin Vickers. No ano de 2018, foi aceite como aluno do programa Artist Diploma de duas das melhores universidades de música do mundo: a Royal College of Music e a Royal Academy of Music, ambas em Londres. Atualmente, Felipe reside em Carcavelos, Portugal, e é professor de piano para alunos do mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget de Almada.
É objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.
O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.
Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as composições mencionadas e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.
Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 8 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.
- 14 de Março - Anne Kaasa
|