.:: Noite / Dia Internacional dos Museus 2019 | |||
Sábado, 18 de maio de 2019 |
“Os Museus como Plataformas Culturais – Museus e Cidadania” é o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2019, efeméride que coincide este ano com a Noite dos Museus. O Museu Nacional da Música associa-se naturalmente às celebrações, com uma programação diversificada e que inclui o concerto inaugural da temporada 2019 do ciclo “Um Músico, Um Mecenas”, um concerto do músico Éme, além do já tradicional Quiz Musical. Clique em “ler mais” para conferir a nossa programação. A entrada é livre.
:: 10:30 h | CINEMA MUDO COM CHARLIE MANCINI
O cinema mudo ganha voz com Charlie Mancini, que acompanha ao piano desenhos animados de Felix the Cat e excertos do filme "Seven Chances" de Buster Keaton. Para maiores de 5 anos.
:: 11:00 h | ARRUADA COM ORQUESTRA TRADICIONAL DOS ALUNOS DA CASA PIA DE LISBOA
30 alunos da Escola de Música da Casa Pia recebem e encaminham o público que vem visitar o Museu neste dia de festa!
:: 14:00 h | PAIS E FILHOS COM MÚSICA
Encontro intergeracional onde as famílias são convidadas a ouvir, dançar, cantar, tocar, experimentar e vivenciar a música enquanto arte, compartilhando as suas descobertas musicais com as suas crianças. Inscrições através dos seguintes contactos: Tel. 217710990 / e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .
Visita guiada à exposição permanente do Museu Nacional da Música conduzida por Victor Palma. Inscrições através dos seguintes contactos: Tel. 217710990 / e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .
:: 17:00 h | LISZT - UMA VISITA A LISBOA
"Liszt - Uma Visita a Lisboa" é uma visita guiada onde o historiador João Mendes Pinto aborda as aventuras e desventuras de Franz Liszt aquando da sua passagem por Portugal em 1845, nomeadamente a história do piano que trouxe para Lisboa num navio e que passou depois a ser propriedade da Rainha D. Maria II, integrando atualmente a coleção do Museu.
:: 19:00 h | “UM MÚSICO, UM MECENAS” 2019 | ARTUR PIZARRO
Concerto inaugural da temporada 2019 do ciclo “Um Músico, Um Mecenas”. O prestigiado pianista Artur Pizarro interpreta repertório do compositor Franz Liszt no piano Bechstein de Luís de Freitas Branco, datado de 1922. Durante o concerto, o músico fará ainda referência ao piano de Liszt que se encontra exposto.
ARTUR PIZARRO nasceu em Lisboa em 1968. Apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho (aluno de Vianna da Motta, Isidor Phillip e Ricardo Viñes) no programa Histórias da Música de Victorino d'Almeida.
Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega e pelo Professor Campos Coelho. Mais tarde, entre 1974 e 1990 Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa (também aluno de Vianna da Motta e também de Mark Hambourg, Marguerite Long, Jacques Février e Edwin Fischer). Durante um ano frequentou também a classe de Aldo Ciccolini no Conservatório Nacional Superior de Paris e recebeu aulas de Bruno Rigutto. Esta linhagem deu a Artur Pizarro um raro conhecimento da escola francesa e da alemã diretamente da Idade d'Ouro do pianismo do século XX.
Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 (onde seis primeiros prémios de concursos internacionais foram convidados a competir) e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.
Atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano com Rinaldo Zhok e em concertos de música de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo dirigido por maestros tais como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, Martyn Brabbins, Tadaaki Otaka, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nezet-Seguin, Libor Pesek, Vladimir Jurowski, Ion Marin and Sir Charles Mackerras.
Artur Pizarro tem uma extensa discografia (perto de 50 cd's) e as suas gravações constam dos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Capriccio, CAvi, e Odradek Records, onde recentemente completou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninoff e com, Rinaldo Zhok, gravou obras de Dvořák para piano a quatro mãos.
Em reconhecimento da relevância da sua arte, foi galardoado na sua terra natal com o Prémio Bordalo, o Prémio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Albéniz pelo Festival Albéniz em Camprodon, Espanha, reconhecendo o seu trabalho pela divulgação da Suite Iberia através da sua gravação e inúmeras atuações em palco. Atualmente leciona na Academia Nacional Superior de Orquestra na Metropolitana de Lisboa e mantém o seu estúdio em Oeiras onde dá aulas particulares. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.
:: 21:30 h | ÉME
Éme é o nome artístico de João Marcelo, cantor, letrista e compositor lisboeta, com obra sedimentada na editora-coletivo Cafetra e que tem vindo a desenvolver o seu percurso no panorama independente português.
Em “Domingo à Tarde”, o álbum seguinte, escavou as raízes da música portuguesa e roubou o título a um conhecido tema do cancioneiro português para fazer um álbum em que manteve B Fachada como produtor.
Éme tem feito concertos por todo o país e, mantendo uma independência militante, tem trocado os holofotes por um percurso artístico de constante liberdade e imprevisibilidade.
:: 22:30 h | QUIZ MUSICAL
Tal como acontece desde 2012, o Quiz Musical do Museu Nacional da Música encerra a programação da Noite dos Museus. Pelo oitavo consecutivo vamos abster-nos de fazer milionários. Garantimos, contudo, boa disposição e, esperamos nós, também algum enriquecimento cultural. Se quer saber a resposta a perguntas como: "Quem prometeu o universo em troca de duas velhinhas?", "Qual é a canção mais curta da história do rock?" ou "O que é uma chamarrita?" então junte os seus amigos (máximo de 5 participantes por equipa) e venha divertir-se connosco enquanto testa os seus conhecimentos musicais.
|