.:: Aura Popularis | |||
Sexta-feira, 26 de Julho de 2019 // 19:00 h |
Concerto do projeto Aura Popularis formado por Juliana Azevedo (soprano) e Ludovica Vincenti (piano) com música de compositores portugueses e brasileiros. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.
AURA POPULARIS é um projeto de Juliana Azevedo (soprano) e Ludovica Vincenti (piano) criado em 2018 e que visa a promoção da música portuguesa e brasileira, através da interpretação de poemas e de canções de compositores como Cláudio Carneyro (1895-1963), José Vianna da Motta (1868-1948), Francisco de Lacerda (1869-1934), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), entre outros. Este projeto parte do desejo de dar a conhecer ao público a existência de um repertório vasto em que constam não só canções eruditas (cujos textos são também da autoria de poetas portugueses ou brasileiros), bem como arranjos de canções e textos populares, raramente interpretados, permitindo ao espetador viver uma viagem sonora do Alentejo até à Amazónia.
JULIANA AZEVEDO (soprano) iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música do Centro Social Dr. Crispim, em Milheirós de Poiares. Frequentou os cursos de piano, violino e viola dedilhada. Aos 15 anos iniciou o canto com ngela Alves. Concluiu o 5.º grau de viola dedilhada e de formação musical pelo Conservatório de Música do Porto.
Em 2013, concluiu com 19 valores o curso complementar de canto no Conservatório de Música de Coimbra, sendo aluna de Joaquina Ly. Simultaneamente, concluiu o mestrado em Psicologia na Universidade de Coimbra.
LUDOVICA VINCENTI iniciou os seus estudos no Conservatório Tito Schipa, em Lecce (Itália), e aos 18 anos, completou o curso de piano com a nota máxima. Aos 21 anos concluiu a Licenciatura em Piano Solista no Conservatório Luigi Cherubini em Florença, também com a nota máxima, na classe de Stefano Fiuzzi. Em 2013, obteve brilhantemente o Diploma em Fortepiano e Piano Romântico na Accademia Pianistica Internazionale "Incontri col Maestro" em Imola e, em 2016, o Diploma di Aperfeiçoamento Pianístico.
Ludovica frequentou o curso de Música de Câmara, orientado pelo Trio di Parma, na Escola de Música de Fiesole e, atualmente, frequenta o curso de Música de Câmara na Accademia di Santa Cecilia em Roma. Obteve vários prémios em prestigiosos concursos nacionais e internacionais, entre os quais: 1.º lugar no “Rome International Fortepiano Competition” Muzio Clementi Prize, no Concorso Internazionale di Pianoforte Romantico Antico “Mario Calado” – Lleida (Espanha) e no Concorso "Città di Magliano Sabina" Premio Pianistico "Sergio Cafaro"; 2.° lugar no Ischia International Piano Competition; 3.° lugar no Concorso Pianistico Internazionale "Roma 2012" e no Concorso Pianistico Nazionale "Città di Albenga".
A pianista italiana foi convidada em conceituados festivais nacionais e internacionais e tocou em instrumentos históricos originais na Citè Musicale de Saintes (Bordeaux) com a Jeune Orchestre dell'Abbaye aux Dames. Participou na primeira edição do Festival de Piano Romântico Les Nuits Romantique em Verbania e deu recitais para importantes associações e prestigiosas manifestações artísticas, entre as quais: a Camerata Musicale Salentina e o Maggio Musicale Fiorentino. Em 2018, exibiu-se no Teatro della Pergola e no Teatro dell’Opera, ambos em Florença, sempre com instrumentos originais, alcançando um sucesso notável entre o público e a crítica.
Foi protagonista e narradora na série Alla ricerca del suono, exibida no canal Sky Classica HD, série essa consistida por seis episódios que contam uma viagem à descoberta dos antigos instrumentos a teclas.
|