logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: Aura Popularis PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 26 de Julho de 2019 // 19:00 h

Aura Popularis Concerto do projeto Aura Popularis formado por Juliana Azevedo (soprano) e Ludovica Vincenti (piano) com música de compositores portugueses e brasileiros. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

AURA POPULARIS é um projeto de Juliana Azevedo (soprano) e Ludovica Vincenti (piano) criado em 2018 e que visa a promoção da música portuguesa e brasileira, através da interpretação de poemas e de canções de compositores como Cláudio Carneyro (1895-1963), José Vianna da Motta (1868-1948), Francisco de Lacerda (1869-1934), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), entre outros. Este projeto parte do desejo de dar a conhecer ao público a existência de um repertório vasto em que constam não só canções eruditas (cujos textos são também da autoria de poetas portugueses ou brasileiros), bem como arranjos de canções e textos populares, raramente interpretados, permitindo ao espetador viver uma viagem sonora do Alentejo até à Amazónia.

 

JULIANA AZEVEDO (soprano) iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música do Centro Social Dr. Crispim, em Milheirós de Poiares. Frequentou os cursos de piano, violino e viola dedilhada. Aos 15 anos iniciou o canto com ngela Alves. Concluiu o 5.º grau de viola dedilhada e de formação musical pelo Conservatório de Música do Porto.

 

Em 2013, concluiu com 19 valores o curso complementar de canto no Conservatório de Música de Coimbra, sendo aluna de Joaquina Ly. Simultaneamente, concluiu o mestrado em Psicologia na Universidade de Coimbra.


Recentemente, concluiu a licenciatura em Canto Lírico no Conservatório de Amesterdão, na classe de Sasja Hunnego. Participou em Masterclasses com António Salgado, António Chagas Rosa, João Paulo Santos, Pierre Mak, Ira Siff, Alexander Oliver, Claron McFadden, Floris Visser, Jeff Cohen, Corina van Eijk e Gusta Teengs Gerritsen. Obteve o 1.º lugar na IV e VI Edições, respetivamente, do Concurso Nacional de Canto para alunos dos Conservatórios Oficiais de Música. No âmbito da atribuição destes primeiros lugares, atuou a solo com a Orquestra Clássica do Centro e com a Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Obteve o 2.º lugar no Concurso Nacional de Canto no Conservatório de Fátima e Ourém em 2014. Interpretou a personagem Susanna na ópera “Le nozze di Figaro” de W. A. Mozart e a Primeira Bruxa na ópera “Dido e Aeneas” de H. Purcell. Integrou o ensemble na ópera “Cendrillon”, produzida pela Dutch National Opera Academy e participou no Opera Forward Festival em Amsterdão. Foi solista na cantata “De Schipbreuk” de J.Wagenaar em Leiden, na Holanda. Foi membro e solista do Orfeão da Feira e do Coro de Câmara de São João da Madeira. Lecionou na Academia de Música Centro Norton de Matos e na Escola de Música do Fado ao Centro.

 

LUDOVICA VINCENTI iniciou os seus estudos no Conservatório Tito Schipa, em Lecce (Itália), e aos 18 anos, completou o curso de piano com a nota máxima. Aos 21 anos concluiu a Licenciatura em Piano Solista no Conservatório Luigi Cherubini em Florença, também com a nota máxima, na classe de Stefano Fiuzzi. Em 2013, obteve brilhantemente o Diploma em Fortepiano e Piano Romântico na Accademia Pianistica Internazionale "Incontri col Maestro" em Imola e, em 2016, o Diploma di Aperfeiçoamento Pianístico.

 

Ludovica frequentou o curso de Música de Câmara, orientado pelo Trio di Parma, na Escola de Música de Fiesole e, atualmente, frequenta o curso de Música de Câmara na Accademia di Santa Cecilia em Roma. Obteve vários prémios em prestigiosos concursos nacionais e internacionais, entre os quais: 1.º lugar no “Rome International Fortepiano Competition” Muzio Clementi Prize, no Concorso Internazionale di Pianoforte Romantico Antico “Mario Calado” – Lleida (Espanha) e no Concorso "Città di Magliano Sabina" Premio Pianistico "Sergio Cafaro"; 2.° lugar no Ischia International Piano Competition; 3.° lugar no Concorso Pianistico Internazionale "Roma 2012" e no Concorso Pianistico Nazionale "Città di Albenga".

 

A pianista italiana foi convidada em conceituados festivais nacionais e internacionais e tocou em instrumentos históricos originais na Citè Musicale de Saintes (Bordeaux) com a Jeune Orchestre dell'Abbaye aux Dames. Participou na primeira edição do Festival de Piano Romântico Les Nuits Romantique em Verbania e deu recitais para importantes associações e prestigiosas manifestações artísticas, entre as quais: a Camerata Musicale Salentina e o Maggio Musicale Fiorentino. Em 2018, exibiu-se no Teatro della Pergola e no Teatro dell’Opera, ambos em Florença, sempre com instrumentos originais, alcançando um sucesso notável entre o público e a crítica.

 

Foi protagonista e narradora na série Alla ricerca del suono, exibida no canal Sky Classica HD, série essa consistida por seis episódios que contam uma viagem à descoberta dos antigos instrumentos a teclas.