logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Pedro Serra e Silva / Bárbara Sá da Costa PDF Print E-mail
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 // 19:00 h
29 October 2019

Pedro Serra e Silva e Bárbara Sá da Costa Recital de Violoncelo e Piano por Pedro Serra e Silva e Bárbara Sá da Costa. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

PEDRO SERRA E SILVA | violoncelo

 

Nasceu em 1991, em Lisboa. Iniciou a aprendizagem de violoncelo com Luís Clode, tendo prosseguido os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa com Maria José Falcão e, mais tarde, com Paulo Gaio Lima, na Academia Nacional Superior de Orquestra. Prossegue o seu aperfeiçoamento artístico com Xavier Gagnepain, em Paris e com Susanne Wahmhoff, em Münster, na vertente de violoncelo barroco. Durante a sua formação frequentou ainda cursos de aperfeiçoamento com Heinrich Schiff, Mats Zetterqvist, Paul Wakabayashi, Mats Lidström, Matias de Oliveira Pinto, Xavier Gagnepain e Wolfgang Boettcher.

 

O gosto pela Música de Câmara leva-o a fundar diversos agrupamentos camerísticos. Entre estes projetos, destaque para o Trio com Piano do Conservatório Nacional - com o qual conquista uma Menção Honrosa do Júri no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça, e o Quarteto Olisipo, projeto camerístico que passa por diversas salas de concerto nacionais, destacando-se a Casa da Música – Porto, Centro Cultural de Belém, Museu Nacional da Música – Lisboa, Museu Nacional dos Coches, Salão Árabe do Palácio da Bolsa do Porto, entre os palcos nacionais.

 

Colabora regularmente com as mais destacadas orquestras nacionais, nomeadamente a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a Orquestra do Norte. Foi Violoncelo Solo na Junge Deutsch-französische Philharmonie e na International Regions Symphony Orchestra – Baden-Württemberg e na Orquestra Sinfónica Juvenil, tendo-se apresentado em inúmeras salas de concerto nacionais e europeias, nomeadamente na Alemanha, França e Hungria. Ocupou o lugar de solista B na Orquestra Clássica do Sul, durante a temporada de 2017. Em 2016, realizou com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil uma digressão à Índia, tendo realizado concertos em Bombaim, Nova Déli e Goa, regressando em 2017, a convite da Fundação Oriente, desta vez para uma parceria pedagógica com Academia Kala e a “Child’s Play India Foundation”, em Goa.

 


BÁRBARA SÁ DA COSTA | piano

 

Nasceu em 1994, em Lisboa. Estudou com a professora Catherine Paiva tendo, mais tarde, ingressado na classe do professor João Vasco Almeida na Escola de Música do Conservatório Nacional. Licenciou-se pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde veio a concluir também o Mestrado em Música Performance, com a nota máxima, na classe de Miguel Henriques.

 

Apresentou-se em inúmeras salas de concerto por todo o país, destacando-se as suas apresentações como solista com a Orquestra do Conservatório e com a Orquestra da ESML sob a direção de Vasco Azevedo. É contudo pela música de câmara que tem maior entusiasmo, tendo formado o Trio com Piano do Conservatório Nacional e o Trio Púrpura, com o qual teve a oportunidade de participar no festival “Harmos Classical”. Com este agrupamento foi ainda laureada com o 3.º prémio no CIMCA, em 2013.

 

Participou na “Semana Internacional de Piano de Óbidos”, no “Aurora Music Festival”e no curso de pianoforte intitulado “Chopin, la vocaliteé instrumentale, profils rythmiques et geste musical”, realizado pela Fundação Royaumont.

 

Durante a frequência do Mestrado, recebeu ainda uma bolsa de investigação por mérito, no âmbito do protocolo existente entre a ESML e o CESEM, dando-lhe a oportunidade de conhecer o professor Heribert Koch, com o qual estuda atualmente em Münster, na Alemanha. Em 2017, foi ainda vencedora da Bolsa Yamaha Music Foundation of Europe. Apresentou-se recentemente no Museum Zitadelle em Jülich, sendo agraciada pela crítica pelo seu “talento promissor”.

 


PROGRAMA

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) - Sonata No.3, op.69 em Lá Maior
1. Allegro ma non tanto
2. Scherzo. Allegro molto
3. Adagio cantabile - Allegro vivace

 

Intervalo

 

FRANZ SCHUBERT (1797-1828) - Sonata D.821 em Lá menor "Arpeggione"
1. Allegro moderato
2. Adagio
3. Allegretto

 

ROBERT SCHUMANN (1810–1856) - Peças de Fantasia, op.73
1. Zart und mit Ausdruck (Delicado e com expressão)
2. Lebhaft, leicht (Animado, leve)
3. Rasch und mit Feuer (Rápido e fogoso)

 

AGENDA

October 2019 November 2019 December 2019
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30