.:: As Notáveis - Recital de Canto e Piano | |||
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 // 19:00 h |
“As Notáveis” é um programa da Antena 2, conduzido por Paula Castelar com Joana Rolo, que homenageia mulheres músicas. Um dos episódios do programa é este recital, que será gravado ao vivo para a Antena 2. A pianista Joana Rolo e a soprano Elvire de Paiva e Pona interpretam canções escritas nos últimos 200 anos por mulheres de várias partes do mundo. Organização: Antena 2, Museu Nacional da Música, Museu Internacional da Mulher e Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.
“AS NOTÁVEIS” EM RECITAL DE CANTO E PIANO
Paula Castelar desafiou Joana Rolo para visitarem em conjunto, na rádio, os percursos de algumas mulheres da música. Nesse tom, surgiram “As Notáveis”, conversas na Antena 2, que homenageiam mulheres músicas, desde o Renascimento até ao século XXI. Cada episódio conta a história de vida de uma autora e apresenta o seu trabalho, num Caleidoscópio, colorido no feminino, por vários estilos musicais. A descoberta destas Notáveis autoras e da sua obra, pouco tocada e gravada, revelou-se surpreendente pela sua qualidade e pelo seu desconhecimento. Cada episódio do programa “As Notáveis” é emitido três vezes pela Antena 2, no espaço do Caleidoscópio II. Pode ser escutado aos domingos, às 22 horas, quartas, às 13.00 horas e sábados, às 05.00.
Um dos episódios do programa radiofónico, conduzido por Paula Castelar, é este recital, que será gravado ao vivo para a Antena 2. As interpretações são da pianista Joana Rolo e da soprano Elvire de Paiva e Pona. O recital reúne canções escritas, nos últimos 200 anos, por mulheres de várias partes do mundo, com poesia em diferentes línguas e em estilos muito ecléticos.
Esta aventura começa com Lied Romântico de duas consagradas compositoras do século XIX, Fanny Mendelssohn e Clara Schumann. Os laços com Felix Mendelssohn e Robert Schumann deram a estas duas autoras uma visibilidade particularmente inusitada que muitas outras compositoras não tiveram a sorte de ter. As autoras trabalharam muito perto de grandes poetas seus contemporâneos como Goethe, Emanuel Geibel e Henirich Heine cuja poesia musicaram nos seus vários ciclos de canções. Estas obras são centrais no contexto do Lied alemão do Romantismo.
Depois disso são apresentadas duas surpreendentes compositoras eruditas do século XX: Lili Boulanger, primeira mulher a receber, com apenas 19 anos, o famoso Prix de Rome para compositores, e Isabelle Aboulker, ainda nossa contemporânea. Ficaremos no século XX francês mas viajaremos para outros estilos, para ouvir as canções das incontornáveis Barbara e Edith Piaf.
Visitaremos também o Novo Mundo para descobrir a música de Amy Beach e Florence Price, a primeira célebre compositora afro-americana cuja música, escrita no princípio do século XX, é uma fusão entre a tradição clássica e as melodias das canções populares e espirituais negros. Ainda na fronteira entre as tradições eruditas e populares, mas agora em português, não poderíamos esquecer a heroína nacional Brasileira, Chiquinha Gonzaga.
CLARA SCHUMANN (1819-1896) - Lieder Op 13:
FANNY MENDELSSOHN (1805-1847) - Lieder Op. 1
LILI BOULANGER (1893-1918) - Clairières dans le ciel:
FLORENCE PRICE (1887-1953) - Songs
AMY BEACH (1867-1944)
CHIQUINHA GONZAGA (1847-1935)
ÉDITH PIAF (1915-1963)
BARBARA (1930-1997)
ELVIRE DE PAIVA E PONA, soprano Lírico de Coloratura, nasceu em Lisboa de pai português e de mãe francesa. Concluiu a sua licenciatura em canto na Escola Superior de Música de Lisboa com a professora Sílvia Mateus e Nuno Vieira de Almeida, tendo feito um Erasmus em Viena onde trabalhou com Gabriele Fontana e Rainer Trost. Concluiu o seu Mestrado em Canto Performance na Anton Bruckner Universität em Linz na Áustria na classe da professora Katerina Beranova assim como o Bacharelato em pedagogia do canto, sendo atualmente professora em Viena.
Em ópera a soprano desempenhou já vários papéis como a Rainha da Noite na “Flauta Mágica” (W. A. Mozart) na Áustria e na Alemanha (Dir. Thomas Kerbl); Despina em “Cosí fan Tutte” (W. A.Mozart) no teatro trindade de Lisboa (Dir. Bernardo Marques) assim como o papel de Lesbina na ópera “Il filosofo di Campagna” (B. Galuppi) em S. Petersburgo (Dir. Stefano Carlini). Ainda enquanto aluna da ESML, participou na versão concerto da ópera “Paride ed Elena” (C. W. Gluck) no papel de Paride (Dir. Pedro Castro), assim como numa produção de “L’enfant et les sortilèges” (M. Ravel).
A soprano apresenta-se regularmente em concerto na Áustria onde agora reside e em toda a Europa, fazendo programas variados que vão da ópera, passando pelo Lied, Mélodie e a Chanson francesa. Interessada também pelo repertório contemporâneo, estreou peças de compositores como Eugénio Rodrigues, Carlos Caires, Till Körber e Hassan Zanjirani Farahani. Em masterclass trabalhou com vários professores de renome, tais como Yvonne Minton, Tom Krause, Lorraine Nubar ou ainda Dalton Baldwin e Elena Dumitrescu Nentwig.
Apoio: Horto do Campo Grande
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