logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: RECITAL ADIADO - Yuri Marchese PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019 // 19:00 h

Yuri Marchese Recital de guitarra clássica pelo músico brasileiro, Yuri Marchese tendo como tema de fundo a “Música do século XX para guitarra clássica”. A entrada é livre.

 

YURI MARCHESE, nascido em Vitória (Espírito Santo, Brasil) é Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal) e formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (Paraná/BR). Estudou com Paulo Vaz de Carvalho (UA/PT), Fabio Zanon (SP), Inácio Rabaioli (UEL) e Natanael Fonseca. Realizou a sua primeira digressão no exterior aos 22 anos e já se apresentou em importantes cidades no Brasil, Portugal, Espanha e República Checa. 


Conquistou diversos prémios, com destaque para o 1.º Lugar no IX Concurso Jovens Músicos-Música no Museu (Rio de Janeiro, 2017), 1.º Lugar e melhor intérprete de música portuguesa no Concurso Internacional de Leiria (Portugal, 2017), 1.º lugar no VII concurso FITO (São Paulo, 2012), 2.º lugar e Melhor Intérprete Capixaba no X Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória, BR 2013), 2.º lugar no I Concurso Terras de Santo Estevão (Portugal, 2015), entre outros. De 2010 a 2014 foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (Estado de São Paulo) tendo aulas com renomados guitarristas como Zoran Dukic, José Antonio Escobar, Maria Lívia São Marcos, Michael Lewin, João Luiz (Brasil Guitar Duo) e Eduardo Fernandez.

 

Participou em vários festivais e séries internacionais de concerto como o Festival de Música de Londrina, Série Palcos Musicais, Young Prag Festival (CZ), Semana da Guitarra de Águeda, Ponto de Guitarra (Vila Real, Portugal) Irmão Violão e Zêzere Arts Festival (Portugal). Neste último, realizou, junto com a orquestra do festival, a estreia mundial da versão integral do concerto para guitarra clássica de Jaroslav Pelikan sob regência de Brian MacKay. Solou o concerto de Mario Castelnuovo-Tedesco com a Orquestra Sinfónica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL).

Atua como professor há mais de quinze anos. Trabalhou em Portugal no Conservatório Regional de Coimbra, Conservatório de Música de Coimbra e no Conservatório David de Souza em Figueira da Foz. Reside atualmente em Lisboa.

 


PROGRAMA

 

MANUEL PONCE (1882–1948) – Theme Varié et Finale

 

JOAQUIN RODRIGO (1900–1999) – Tres Piezas Españolas
I. Fandango
II. Passacaglia
III. Zapateado

 

RICHARD RODNEY BENNET (1936–2012) – Five Impromptus
I. Recitativo
II. Agitato
III. Elegíaco
IV. Com Fuoco
V. Arioso

 

LEO BROUWER (1939– ) – Sonata
I. Fandangos e Boleros
II. Sarabanda de Scriabin
III. La Toccata de Pasquini

 

SÉRGIO ASSAD (1952– ) – Aquarelle
I. Divertimento
II. Valseana
III. Prelúdio e Toccatina

 


Apoio: Horto do Campo Grande