logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Karin Fernandes | “Músicas do Acervo” 2020 PDF Print E-mail
Sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2020 // 19:00 h

Karin Fernandes Recital de Piano pela conceituada pianista Karin Fernandes subordinado ao tema "Compositoras portuguesas e suas contemporâneas". Segundo recital da temporada 2020 do ciclo “Músicas do Acervo - Compositores Portugueses e seus Contemporâneos”. A entrada é livre.

 

Karin Fernandes comemora os seus 50 anos de vida e dá a conhecer as suas interpretações de compositoras como Edwiges de São Luiz Cardoso Bensabat, Berta Alves de Sousa, Clotilde Rosa (Portugal), Cécile Chaminade (França), Chiquinha Gonzaga, Lina Pires de Campos, Mariza Rezende (Brasil), Sofia Gubaidulina (Rússia), Kaija Saariaho (Finlândia) e Monica Pearce (Canadá).

 


KARIN FERNANDES - Pianista premiada em 1.º lugar em 21 concursos de piano. Foi a primeira colocada em 1999 no importante e disputado X Prémio Eldorado de Música. Em 2018, o seu CD com o Trio Puelli foi escolhido numa votação popular para o Prémio Concerto como Melhor CD do ano. Em abril de 2017 foi premiada como Melhor Instrumentista Erudita no Prémio Profissionais da Música. Em 2016, teve o seu CD Seresta, Choro e Homenagem a Fructuoso Vianna, com peças de Camargo Guarnieri para piano e orquestra, finalista como Melhor Álbum Erudito de 2015 no disputadíssimo 27.º Prémio da Música Brasileira. Em 2015, o seu CD Cria – nova música brasileira para piano, vol. I, recebeu o Prémio Concerto como Melhor CD do Ano. Em 2019, o seu CD em duo com o violinista italiano e spalla da Osesp, com as Sonatas de Glauco Velasquez e Leopoldo Miguez para a formação, foi relançado mundialmente pelo Naxos Label, na série “The music of Brazil”.

 

Bacharel em Música na classe da compositora e pianista Lina Pires de Campos, na Universidade São Judas Tadeu, na sua formação também se destacam cursos de especialização em Portugal, com a pianista Maria João Pires; em Inglaterra, tendo participado como bolsista integral do Third Oxford International Piano Festival; e em França, com o pianista Bernard Flavigny.

 

Dedica-se especialmente à execução do repertório para piano dos séculos XX e XXI, com várias peças executadas em primeira audição. Dentre elas destacam-se as dos compositores brasileiros Silvio Ferraz, Tatiana Catanzaro, Sergio Kafejian, Edson Zampronha, Mario Ficarelli, Leonardo Martinelli, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda, Edmundo Villani Côrtes e Arrigo Barnabé.

 

Como solista, apresentou-se junto à Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Campinas, Osusp, Camerata Osesp, Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Ensemble Cairn (França), Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), entre outras.

 

Possui 13 CDs gravados e lançados. É interessante destacar que 11 dos CDs da pianista são inteiramente dedicados ao repertório brasileiro, incluindo piano solo, música de câmara e concertos para piano e orquestra.

 

Paralelamente à carreira como pianista recitalista e solista, Karin desenvolve intenso trabalho camerístico. É integrante do Trio Puelli, formado em 2008, dedicado à música dos séculos XX e XXI. Atualmente também é professora de Piano, Laboratório de Música Contemporânea e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim, em São Paulo.

 


PROGRAMA - “COMPOSITORAS PORTUGUESAS E SUAS CONTEMPORÂNEAS”

CÉCILE CHAMINADE (França, 1857-1944)
- Autumn, Étude de concert op.35 n.º 2 (1893)

 

CHIQUINHA GONZAGA (Brasil, 1847-1935)
- Ô abre alas (1899)

 

EDWIGES DE SÃO LUIZ CARDOSO BENSABAT (Portugal)
- Duas Valsas op.10 (1907)

 

BERTA ALVES DE SOUSA (Portugal, 1906-1997)
- Três Prelúdios (1953)

 

SOFIA GUBAIDULINA (Rússia, 1931- )
- Toccata-troncata (1971)

 

LINA PIRES DE CAMPOS (Brasil, 1918-2003)
- Valsa n.º 2 (1978)

 

MARISA REZENDE (Brasil, 1944- )
- Contrastes (2001)

 

CLOTILDE ROSA (Portugal, 1930-2017)
- Estudo nº1 (2003)

 

KAIJA SAARIAHO (Finlândia, 1952- )
- Ballade (2005)

 

MONICA PEARCE (Canadá, 1984- )
- Houndstooth (2015)

 


'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPOR NEOS'
TEMPORADA 2020

 

O ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos" tem como objetivo a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.

 

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.

 

As obras de compositores portugueses são enquadradas no contexto musical que integraram, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram a mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

 

Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 9 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.

 

- 03 de Janeiro - Duarte Pereira Martins e Philippe Marques
- 07 de Fevereiro - Karin Fernandes
- 19 de Março - Anne Kaasa
- 27 de Março - KVAR Ensemble
- 03 de Abril - Felipe Rodrigues
- 17 de Abril - Ricardo Martins
- 22 de Maio - Diana Botelho Vieira
- 01 de Junho - Thomas Powell Sineux
- 17 de Julho - Beatriz Maia e Gustavo Afonso