.:: Karin Fernandes | “Músicas do Acervo” 2020 | |||
Sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2020 // 19:00 h |
Recital de Piano pela conceituada pianista Karin Fernandes subordinado ao tema "Compositoras portuguesas e suas contemporâneas". Segundo recital da temporada 2020 do ciclo “Músicas do Acervo - Compositores Portugueses e seus Contemporâneos”. A entrada é livre.
Karin Fernandes comemora os seus 50 anos de vida e dá a conhecer as suas interpretações de compositoras como Edwiges de São Luiz Cardoso Bensabat, Berta Alves de Sousa, Clotilde Rosa (Portugal), Cécile Chaminade (França), Chiquinha Gonzaga, Lina Pires de Campos, Mariza Rezende (Brasil), Sofia Gubaidulina (Rússia), Kaija Saariaho (Finlândia) e Monica Pearce (Canadá).
Bacharel em Música na classe da compositora e pianista Lina Pires de Campos, na Universidade São Judas Tadeu, na sua formação também se destacam cursos de especialização em Portugal, com a pianista Maria João Pires; em Inglaterra, tendo participado como bolsista integral do Third Oxford International Piano Festival; e em França, com o pianista Bernard Flavigny.
Dedica-se especialmente à execução do repertório para piano dos séculos XX e XXI, com várias peças executadas em primeira audição. Dentre elas destacam-se as dos compositores brasileiros Silvio Ferraz, Tatiana Catanzaro, Sergio Kafejian, Edson Zampronha, Mario Ficarelli, Leonardo Martinelli, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda, Edmundo Villani Côrtes e Arrigo Barnabé.
Como solista, apresentou-se junto à Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Campinas, Osusp, Camerata Osesp, Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Ensemble Cairn (França), Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), entre outras.
Possui 13 CDs gravados e lançados. É interessante destacar que 11 dos CDs da pianista são inteiramente dedicados ao repertório brasileiro, incluindo piano solo, música de câmara e concertos para piano e orquestra.
Paralelamente à carreira como pianista recitalista e solista, Karin desenvolve intenso trabalho camerístico. É integrante do Trio Puelli, formado em 2008, dedicado à música dos séculos XX e XXI. Atualmente também é professora de Piano, Laboratório de Música Contemporânea e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim, em São Paulo.
CHIQUINHA GONZAGA (Brasil, 1847-1935)
EDWIGES DE SÃO LUIZ CARDOSO BENSABAT (Portugal)
BERTA ALVES DE SOUSA (Portugal, 1906-1997)
SOFIA GUBAIDULINA (Rússia, 1931- )
LINA PIRES DE CAMPOS (Brasil, 1918-2003)
MARISA REZENDE (Brasil, 1944- )
CLOTILDE ROSA (Portugal, 1930-2017)
KAIJA SAARIAHO (Finlândia, 1952- )
MONICA PEARCE (Canadá, 1984- )
O ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos" tem como objetivo a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.
O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.
As obras de compositores portugueses são enquadradas no contexto musical que integraram, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram a mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.
Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 9 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.
- 03 de Janeiro - Duarte Pereira Martins e Philippe Marques
|