logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Ricardo Martins PDF Print E-mail
Quarta-feira, 21 de Abril de 2021 // 18:00 h

Ricardo Martins Recital de piano de Ricardo Martins em torno da obra de Beethoven e Chopin. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00, mediante reserva prévia.

 

A lotação da sala será restringida às primeiras 20 pessoas que fizerem a sua reserva por email ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h). Apenas as reservas efetuadas através destes dois contactos serão consideradas válidas.

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.


RICARDO MARTINS começou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, em 1998, com Manuel Fernandes. Nesta fase dos seus estudos foi laureado com uma bolsa de estudos da Livraria Barata e foi finalista para uma bolsa de estudos da Yamaha Music Foundation of Europe.

 

Entre 2004 e 2008 frequentou a licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, estudando com Jorge Moyano. Mais tarde reingressou na Escola Superior de Música de Lisboa para o mestrado em ensino da música, com supervisão de Jorge Moyano e Miguel Henriques, com “Leitura à primeira vista ao piano” como tema de dissertação (disponível para consulta no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa).

 

Ricardo Martins tocou em masterclasses com alguns dos melhores músicos da Europa, como Rudolf Knoll, Ana Leonor Pereira, Hansjörg Schellenberger (Fundação Calouste Gulbenkian), Nuno Inácio, Nuno Ivo Cruz e Sophie Perrier (Escola de Música Nossa Senhora do Cabo) e Fergus McWilliam (Escola Superior de Música de Lisboa).

 

Patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, participou em workshops para correpetidores, recitativo acompanhado, e direção com João Paulo Santos, Claudio Desderi, Jory Vinikour, e Paul McCreesh (inserido nos cursos da European Network of Opera Academies).

 

Patrocinado por várias instituições de renome, Ricardo Martins teve a oportunidade de participar em masterclasses com grandes nomes do piano, incluindo Galina Eguiazarova, Sequeira Costa, Miklos Spaniy, Fausto Neves, Roberto Turin, Artur Pizarro, Mikhail Markov, António Rosado e Arcadi Volodos.

 

Leciona como acompanhador e professor de piano na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, mantendo em paralelo a sua atividade como acompanhador e correpetidor freelancer.

 

Como solista, participou em recitais em várias salas de concerto, como o Museu Nacional da Música, para os ciclos “À Tarde no Museu” (2016 e 2017), e “Músicas do Acervo” (2017, 2018 e 2019) — este último dedicado à obra de compositores portugueses como Fernando Lopes-Graça, Armando José Fernandes e Luís de Freitas Branco. Participou ainda nas celebrações dos 40 anos do Instituto Gregoriano de Lisboa, num recital no Auditório CGD do Instituto Superior de Economia e Gestão.

 

A sua estreia com orquestra foi com o Concerto para Piano de Francis Poulenc, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa e o maestro Vasco Azevedo.

 

Após o confinamento dos primeiros meses de 2020, regressou novamente ao Museu Nacional da Música, com um pequeno recital dedicado a obras do compositor português José Vianna da Motta.

 

+INFO:
- Website: www.ricardomartinspiano.com
- Instagram: @ricardo.martins.piano
- Facebook: Ricardo Martins - piano

 


PROGRAMA

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sonata para piano n.º 8, op. 13 (Pathétique)
I. Grave - Allegro di molto e con brio
II. Adagio cantabile
III. Rondo: Allegro

 

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
Valses op. 64 ns. 1 - 3
Andante Spianato et Grande Polonaise Brillante op. 22