logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: Pedro Serra e Silva e Ana Filipa Luz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 // 17:00 h

Pedro Serra e Silva e Ana Filipa Luz Recital de violoncelo e piano de Pedro Serra e Silva e Ana Filipa Luz. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00, mediante reserva prévia.

 

A lotação da sala será restringida às primeiras 20 pessoas que fizerem a sua reserva por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h). Apenas as reservas efetuadas através destes dois contactos serão consideradas válidas.

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.

 


SOBRE OS MÚSICOS...

 

PEDRO SERRA E SILVA nasceu em 1991, em Lisboa. Iniciou a aprendizagem de violoncelo com Luís Clode, tendo prosseguido os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa com Maria José Falcão e, mais tarde, com Paulo Gaio Lima, na Academia Nacional Superior de Orquestra. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento artístico com Xavier Gagnepain, em Paris e com Susanne Wahmhoff, em Münster, na vertente de violoncelo barroco.

 

Durante a sua formação frequentou ainda cursos de aperfeiçoamento com Heinrich Schiff, Mats Zetterqvist, Paul Wakabayashi, Mats Lidström, Matias de Oliveira Pinto, Xavier Gagnepain e Wolfgang Boettcher e Alban Gerhardt.

 

O gosto pela Música de Câmara leva-o a fundar diversos agrupamentos camerísticos. Entre estes projetos, destaque para o Trio com Piano do Conservatório Nacional - com o qual conquista uma Menção Honrosa do Júri no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça e o Quarteto Olisipo, projeto camerístico que passa por diversas salas de concerto nacionais, destacando-se a Casa da Música – Porto, Centro Cultural de Belém, Museu da Música – Lisboa, Museu Nacional dos Coches, Salão Árabe do Palácio da Bolsa do Porto, entre os palcos nacionais.

 

Colabora regularmente com as mais destacadas orquestras nacionais, nomeadamente a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a Orquestra do Norte. Foi Violoncelo Solo na Junge Deutsch-französische Philharmonie e na International Regions Symphony Orchestra – Baden-Württemberg e na Orquestra Sinfónica Juvenil, tendo-se apresentado em inúmeras salas de concerto nacionais e europeias, nomeadamente na Alemanha, França e Hungria. Ocupou o lugar de solista B na Orquestra Clássica do Sul, durante a temporada de 2017.

 

Em 2016, realizou com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil uma digressão à Índia, tendo realizado concertos em Bombaim, Nova Déli e Goa, regressando em 2017, a convite da Fundação Oriente, desta vez para uma parceria pedagógica com Academia Kala e a “Child’s Play India Foundation”, em Goa.

 

É professor de violoncelo nos Conservatórios de Cascais e de Faro. Toca um violoncelo de Urs Mächler, construído no ano de 2015.

 


ANA FILIPA LUZ iniciou a aprendizagem pianística em 1999, no Entroncamento, de onde é natural. Durante o seu percurso académico, estudou com Ana Telles-Béreau, Pedro Burmester, Elizabeth Allen, Alexei Eremine, Paul Wakabayashi e Ian Mikirtoumov. Desde então e até à atualidade, participou em cursos de aperfeiçoamento artístico com Sara Davis Buechner, Frank Gutschmidt, Miguel Jalôto, Filipe Pinto Ribeiro, Pascal Moraguès e Hubert Mayer. No campo da correpetição e acompanhamento vocal, aperfeiçoa-se com Vlad Iftinca, Olga Makarina, Katia Borissova e Ugo Mahieux. Mestre em Ensino de Música – Piano pela Universidade de Évora, realizou uma Pós-Graduação em Ensino de Piano e a Licenciatura em Piano – Performance, na mesma instituição.

 

Ativa na área da música de câmara e acompanhamento, acompanha regularmente cantores e instrumentistas, no âmbito de recitais, masterclasses e concursos. Participou, em 2017, na gravação do disco “Gustavo Romanoff Salvini: Cancioneiro Musical Português”, com o tenor Pedro Nascimento. Juntamente com a clarinetista Eunice Gil, foi distinguida com o 2.º Prémio no Festival Internacional Verão Clássico, em 2015. Integrou, entre 2008 e 2011, o Quinteto com Piano Dumka Quintet, e, entre 2010 e 2012, o Ensemble Il Diletto Barrocco. Colabora atualmente com os músicos Eunice Gil (clarinete), Pedro Serra e Silva (violoncelo), Carlos Santeiro (violino), Beatriz de Sousa (soprano) e Cecília Rodrigues (soprano), com os quais desenvolve projetos camerísticos.

 

Além da atividade como intérprete, leciona, desde 2007, no Conservatório Regional de Évora Eborae Musica e, desde 2012, é pianista acompanhadora das classes de canto, clarinete e violoncelo da Universidade de Évora.

 


PROGRAMA

 

JOHANNES BRAHMS (1833-1897) - Sonata N.º 1 op.38 em Mi menor (1865)
I. Allegro non troppo
II. Allegretto quasi Menuetto
II. Allegro

 

CÉSAR FRANCK (1822-1890) - Sonata em Lá Maior
I. Allegretto ben moderato
II. Allegro
III. Ben moderato: Recitativo-Fantasia.
IV. Allegretto poco mosso