logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Joaquim Caineta e Pedro Ribeiro com Quinteto ESML PDF Print E-mail
Sexta-feira, 11 de Junho de 2021 // 18:00 h

Joaquim Caineta e Pedro Ribeiro Projeto de Joaquim Caineta e Pedro Ribeiro, jovens músicos que procuram dar a conhecer o seu trabalho, contando também com o Quinteto ESML. Estreia da obra Opus de Pedro Ribeiro para sexteto de cordas. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00, mediante reserva prévia.

 

A lotação da sala será restringida às primeiras 30 pessoas que fizerem a sua reserva por email ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h). Apenas as reservas efetuadas através destes dois contactos serão consideradas válidas.

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.

 


PROGRAMA

 

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750) - 3.ª Suite para violoncelo solo
Joaquim Caineta

 

Depois da 2.ª Suite para violoncelo em ré menor, com um carácter sombrio e escuro, a 3.ª Suite, em dó maior, continua com o carácter alegre e bem-humorado da 1.ª Suite, em sol maior. Compostas entre 1717 e 1723, as 6 Suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach são das obras mais importantes do repertório do instrumento. Estas têm uma estrutura padrão tradicional, à qual a Suite que vamos ouvir não é exceção: um Prelúdio livre, seguido de uma Allemande e Courante rápidas, uma Sarabande lenta e contemplativa, uma Bourrée que alterna entre as cores contrastantes dos modos maior e menor, e uma agitada Giga. Joaquim Caineta, violoncelista de Lisboa, que toca Bach tanto em violoncelos modernos como Barrocos, vai-nos trazer a sua interpretação da 3.ª suite, que irá tocar no seu violoncelo construído por António Capela, célebre construtor de instrumentos português de Espinho.

 

Intervalo

 

PEDRO RIBEIRO – “Opus”

 

A música “Opus”, estreada em julho de 2018 no Teatro da Comuna em Lisboa, no espetáculo que lhe deu o seu nome, foi a primeira obra apresentada em público que Pedro Ribeiro compôs. Originalmente escrita para violoncelo solo, esta música misteriosa e com cores escuras e brilhantes, vai-nos ser apresentada numa versão para sexteto de cordas.

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809) - Concerto n.º 2 para violoncelo e orquestra
Arranjo para quinteto de cordas do concerto de J. Haydn:
-1.º andamento: Orfeo Mandozzi
-2.º e 3.º andamentos: Pedro Ribeiro

 

Franz Joseph Haydn compôs o seu 2.º concerto para violoncelo em orquestra por volta de 1783 para Antonín Kraft, seu amigo e célebre violoncelista da época que tocava na orquestra do Príncipe Nikolaus Esterházy. Escrita na brilhante tonalidade de ré maior, esta obra cheia de cores vivas, passagens virtuosísticas e melodias que nos fazem sentir felicidade e boa disposição, vai-nos ser apresentada por Pedro Ribeiro, um músico de Aveiro com uma enorme vontade de levar música a todos.

 

Pedro Ribeiro e Quinteto ESML: Veronika Taraban (Violino 1), Duarte Andrade (Violino 2), Mariana Vilafranca (Viola d’arco), Joaquim Caineta (Violoncelo), Gonçalo Naia (Contrabaixo - Opus), Nuno Coroado (Contrabaixo - Concerto de J. Haydn)